6 de mar de 2024

Marketing para lojas virtuais: 7 dicas fáceis e com grandes resultados

Marketing para lojas virtuais: 7 dicas fáceis e com grandes resultados

Com a correria do dia a dia, alguns detalhes ficam em segundo plano, mas quando o tema é aumentar as vendas em lojas virtuais, o marketing deve entrar como prioridade. Afinal, como você se destaca em meio a um oceano de concorrentes que estão remando cada vez mais fundo que você? Chegou o momento de agir.

Muitas vezes, os gestores responsáveis pelo marketing das lojas virtuais deixam de implementar ações pela falta de planejamento, devido uma complexidade criada por falta de entendimento ou até mesmo por não terem tempo e pela ausência de profissionais com experiência na área. 

Entretanto, esse cenário pode mudar e você pode passar a vender mais, a partir da adoção de simples estratégias que farão toda a diferença, logo no primeiro mês de implementação.

Essas dicas preparadas pela Enviou serão sentidas não apenas pelo time interno, mas também pelos clientes que terão acesso mais fácil aos seus produtos e que serão lembrados com frequência sobre a disponibilidade do seu estoque e ofertas. Te desejamos uma boa leitura e que cada uma dessas dicas faça a diferença nas suas metas de vendas! 

 

7 dicas de marketing para lojas virtuais 

1 - Planeje todas as ações 

2 - Não basta planejar e executar, sem mensurar os resultados 

3 - Pare de perder tempo e automatize seu marketing 

4 -  Saiba para quem você vende! 

5 - Faça o básico muito bem feito 

6 - Invista na comunicação com o cliente 

7 -  Faça uma pós-venda bem executado

 

Conheça em detalhes cada uma das dicas

 

1 - Planeje todas as ações 

A primeira ação é revisar todas as metas e planejamento do ano. Depois disso, você vai desenhar um planejamento de marketing com as ferramentas que hoje, sua loja virtual dispõe e as que você vai precisar aderir para alcançar mais vendas. 

Algumas ações que você pode incluir nesse planejamento são: 

  • Envio de e-mail com periodicidade programada;

  • Efetivar comunicação nas fases pré e pós-venda;

  • Comunicar as etapas da venda como pagamento aprovado, preparação de pedido, envio do produto e rastreamento;

  • Manter contato, informando novidades, promoções, novos produtos e serviços, além de reposição de estoque. 

 

2 - Não basta planejar e executar, sem mensurar os resultados 

Você e seu time fizeram um plano com ações possíveis que já foram colocadas em prática. Cada uma delas dispensou energia, tempo e investimentos. Mas e os resultados? Separe um espaço na sua agenda, que no início pode ser semanal, para avaliar como estão as métricas de cada ação, qual está com maior conversão e atração de novos leads e até mesmo efetuando recompra. 

A partir desses dados, você terá chances de excluir o que menos impacta seu público neste primeiro momento e focar naquela ação que está mais convertendo em mais vendas na sua loja. E até mesmo, excluir as que estão com menor retorno. 

 

3 - Pare de perder tempo e automatize seu marketing 

Se ao ler o tópico acima, você se perguntou quando vai ter tempo para fazer essas avaliações de resultados, não pare a leitura por aqui. 

Uma das facilidades dos tempos atuais é ter a tecnologia a nosso favor. Mas nada daquela tecnologia complicada que exige que você saiba códigos e tenha um conhecimento mínimo de programação. Mas sim, aquela que irá te oferecer os dados precisos em apenas um clique. Um exemplo bem simples é um relatório prático com a taxa de abertura do e-mail enviado sobre uma campanha do Dia dos Namorados. Ao analisar os dados, você tem as seguintes taxas:

 

  • Quantas pessoas abriram o e-mail;

  • Quais foram os links mais clicados;

  • Os produtos mais vendidos;

  • Quais foram resgatados e convertidos por meio da recuperação de carrinho. '’

 

Não tem como discordar que esses números são de extrema importância quando se trata de vendas online. A partir de cada campanha, você terá mais embasamento para promover ações mais assertivas e com maiores taxas de conversão. 

Esses dados são produzidos de forma automática por meio de um relatório disponível em uma ferramenta de disparo de e-mails. A Enviou é a plataforma mais completa de ferramentas de marketing desenvolvida para e-commerces, tem toda a estrutura que a área exige. 

Com layouts prontos e personalizados, você encontra diversas opções para sua campanha, com taxas de conversão em média de 35% nos primeiros meses de uso. O uso é intuitivo e mesmo as pessoas que não tem familiaridade com a tecnologia conseguem utilizá-la de forma prática e excelentes resultados. 

Clique aqui e confira a praticidade. 


 

4 -  Saiba para quem você vende! 

Ter muito bem mapeada sua persona te dá condições de elaborar estratégias mais focadas na atração de novos leads e na efetivação de vendas. Saber claramente quem compra de você te traz margem para estabelecer estratégias de recompra e também a atração de novos leads que serão convertidos. O mapeamento pode ser feito por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas para não apenas executar estratégias de marketing mais eficientes, mas atender a real necessidade do seu público. 


5 - Faça o básico muito bem feito 

Antes de aplicar qualquer ação ou campanha de marketing, é preciso fazer testes para checar se as funções mais básicas estão funcionando plenamente. Fazer um check-list facilita bastante. Para te ajudar e até poupar seu tempo, preparamos algumas funções que devem ser conferidas: 

 

  • Otimização de desempenho do site, que pode ser facilmente conferida na Page Speed do Google;

  • O design do site facilita a busca dos produtos desejados;

  • Os botões de compra estão em destaque;

  • Os produtos sem estoque não ficam disponíveis para venda;

  • A entrega é feita dentro do prazo determinado durante a compra;

  • Os meios de pagamento são seguros;

  • O Serviço de Atendimento ao Consumidor funciona, assim como o pós-venda. 

 

6 - Invista na comunicação com o cliente 

Como se destacar em meio a milhares de sites que vendem o mesmo produto que o seu? Lembrando sua base de clientes que você existe e está ali, com atendimento de qualidade, navegação rápida e entrega dentro do prazo, conforme a sugestão que demos acima. Estar em contato frequente, ainda mais se o seu produto requer recompra, pode ser um serviço prestado que trará uma satisfação a esse cliente, além da retenção, claro. 

Fazer campanhas por antecipação para gerar curiosidade e aumento de engajamento é outra tática que funciona muito bem e com bons resultados. No lançamento de novos produtos, invista nessa estratégia. 


 

7 -  Faça uma pós-venda bem executado 

Não seja aquele tipo de  e-commerce que após efetivar a entrega corta totalmente o contato com o cliente. Enviar mensagens sobre como foi a experiência e solicitar uma breve avaliação te ajuda a melhorar cada vez mais seu negócio. 

Além de demonstrar que aquela pessoa não é apenas um número para a loja virtual e que realmente se importa se aquele produto irá fazer a diferença na vida daquele consumidor. 

Outro ponto de atenção é o recebimento de possíveis erros na entrega, atrasos no envio e produtos com defeito. A agilidade nesses casos, não apenas no atendimento, mas na resolução é fundamental para evitar crises de imagens e repercussão negativa que podem trazer prejuízos. 

Mais que te auxiliar com essas dicas, a Enviou melhora o desempenho de vendas da sua loja virtual. Com processos rápidos e de simples execução, além de acompanhamento dos resultados em tempo real, mais que efetivar campanhas personalizadas por e-mail marketing, você ainda ativa o recuperador de carrinhos e a cobrança automática de boletos. Com todas essas ferramentas juntas, a sua conversão aumenta em média 35%, alcançando as metas de vendas e expandindo seu negócio. 

Quer alcançar essa porcentagem? Chame um dos nossos especialistas agora mesmo chat disponível no seu canto direito e mude a realidade da sua loja virtual com muito mais vendas.