2 de dez de 2019

O Lado Obscuro da Black Friday

O Lado Obscuro da Black Friday

O Lado Obscuro da Black Friday


Atendendo um cliente em pleno movimento de Black Friday fiz a pergunta singela sobre já estarem sentindo o efeito desse dia nas vendas. E recebi uma resposta franca e sincera de que ele não gostava da Black Friday.

Os principais motivos de sua insatisfação com a data provavelmente são comuns a muitas lojas virtuais, embora pareça haver um pacto de silêncio sobre o tema: a Black Friday prejudica muito as vendas já em outubro e as margens que ele possui são muito pequenas para dar descontos mirabolantes.

É muito fácil entender esse sentimento entre lojistas que não fabricam, mas apenas revendem produtos. Ainda mais num país que tem uma carga tributária que é praticamente uma bigorna pendurada do pescoço do empreendedor, comprometendo a margem de lucro.

Mas, se a Black Friday tem esse lado perverso, como diminuir seu efeito nas semanas que a antecedem? Como reduzir o efeito “montanha-russa” nas vendas da loja? Há várias estratégias que podem ser usadas. Aqui vão algumas sugestões:

Campanhas de e-mail em massa & segmentadas

Escolha os produtos com melhor margem e/ou maior estoque e divulgue para toda sua base de contatos. Depois, faça uma segmentação por interesse, ou seja, por quem clicou em cada produto e envie uma campanha específica sobre aquele produto ou categoria nos dias seguintes.

Recuperação de carrinho abandonado

Se a sua loja não usa nenhuma ferramenta de recuperação de carrinho, ou se usa apenas a que é oferecida pela plataforma de e-commerce, experimente utilizar uma ferramenta especializada no assunto. Normalmente, os resultados são melhores.

Crie sua própria Black Friday

Na medida do possível, tente criar eventos de venda que gerem interesse e tráfego para sua loja. Para isso, eleja algum produto com condição muito especial, produtos-isca, mesmo que sejam poucas unidades disponíveis. Aliás, se for o caso, é até positivo divulgar que são poucas unidades para criar o senso de urgência. Dependendo do seu segmento, pode utilizar ponta-de-estoque ou produtos de showroom. Mas o objetivo é que essa superoferta seja recorrente e com forte apelo de preço nos produtos-isca. Um benchmark com o mundo físico são os supermercados, que têm a “quarta-feira do hortifrúti”, a “sexta-feira da carne” e por aí vai. No caso do seu e-commerce, a frequência deve estar ajustada com o tipo de produto que vende e disponibilidade dos tais produtos-isca.

Campanhas member-get-member

Se o seu segmento permite, que tal usar sua própria base de clientes para obter mais clientes? Considere uma campanha tipo “indique X amigos e ganhe Y benefício”. Já vivenciei casos de crescimento exponencial de base de contatos baseado em uma boa promoção do tipo member-get-member.

Antecipe a Black Friday

Já que é inevitável, abrace-a. Prepare e antecipe ofertas para a ocasião. Aborde seus clientes antes da muvuca começar. Alguns dos argumentos para tentar antecipar a compra são a garantia da entrega sem atraso e o risco de acabarem os estoques se o cliente esperar até a Black Friday.


Você também acha que a Black Friday tem um lado obscuro? Então, mãos-à-obra. Aproveite das dicas e reduza o impacto negativo da Black Friday no faturamento da sua loja.