Não basta simplesmente desenvolver um e-commerce e disponibilizar produtos para venda online. É preciso estar sempre atento à taxa de conversão. Mesmo que a loja virtual esteja dando lucro, aumentar sempre as metas para expansão do negócio e manter o fluxo de caixa ativo é fundamental para a sobrevivência do negócio. Para isso, aprenda aqui como aumentar a taxa de conversão da sua loja online.
1 - Entenda como está seu acesso e conversão atual
Estudar o atual acesso do seu site versus a taxa de conversão é o primeiro passo. Caso sua loja esteja com um bom índice de acessos, mas com baixa conversão, a necessidade de entender o que está acontecendo é real.
Outro ponto importante é a otimização do site para o acesso mobile. Pelo Google Analytics, você consegue mensurar o índice de acesso via smartphone, tablet ou desktop. Estar em dia em todos esses formatos melhora a navegação e também o índice de compra.
O Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita, também oferece outros dados preciosos:
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Dias mais acessados;
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Tempo de visita em cada página;
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Tráfego - por onde aquele acesso chegou até a página (Google, anúncio, rede social ou algum link específico);
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As páginas menos e mais acessadas;
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Público (idade, gênero, cidade), o que possibilita as chances de desenvolver melhores estratégias de marketing e vendas.
Estudar esses dados quinzenalmente te dará um bom termômetro sobre as suas taxas de conversão e, a partir delas, traçar planos para aumentá-las.
2 - Capriche no visual
Com a tecnologia avançando e as novas gerações passando a utilizá-la 100% nas tarefas, desde as mais básicas até as mais complexas, nos tornamos seres cada vez mais visuais. Para aumentar a taxa de conversão da sua loja online, você tem que caprichar nesse item. Para isso, a cada novo produto incluído na sua plataforma de vendas, faça o seguinte checklist:
a) Coloque mais de uma foto do produto real, de vários ângulos diferentes;
b) Insira um vídeo curto, com o uso do produto em uso;
c) Indique todas as descrições possíveis para tirar todas as dúvidas, logo no primeiro acesso;
d) Tenha um design atrativo, com fácil leitura e cores agradáveis;
e) Deixe os botões de ação, os chamados CTAS (call to action), em destaque e com visual chamativo, diferenciando das demais comunicações sobre o produto.
3 - Adquira ferramenta para recuperação de carrinho
Você fez o mais difícil, a pessoa entrou na sua loja virtual, encontrou o que queria, colocou o produto no carrinho, mas no momento de clicar em comprar, saiu do site.
Se essa é a sua realidade que realmente impacta a taxa de conversão da loja virtual, você precisa implementar de forma urgente um recuperador de carrinho.
O recuperador de carrinho é uma automação de marketing que, a partir do envio de SMS e e-mail, direciona até cinco mensagens para o potencial cliente com lembretes dos produtos abandonados no carrinho da sua loja virtual.
Grandes e-commerces que já utilizam essa ferramenta conseguiram aumentar em 40% a taxa de conversão, a partir da implementação da Enviou, que por meio dessa automação, faz tudo de forma prática, fácil e intuitiva para seu negócio.
A partir da identificação do e-mail do usuário, a Enviou começa a disparar os lembretes, reforçando aqueles itens que ficaram esquecidos. Basta criar uma conta no link e que a Enviou resolve esse problema para a sua loja virtual, melhorando o desenvolvendo e aumentando a taxa de conversão.
4 - Ative a cobrança de boleto automática
Assim como a automação de lembrete de carrinho automático, você como lojista, também pode ativar a cobrança de boleto com apoio da tecnologia.
Por mais que o cliente efetive a compra, pode ser que esqueça de pagar o boleto, não concluindo 100% a operação de venda. Para resolver esse problema, a equipe comercial emite lembretes antecipadamente à data de vencimento, reforçando a necessidade de pagamento para que a compra seja concluída.
E o melhor, te contamos agora: a sua loja virtual ativa a função de cobrança de boleto de forma automática.
A Enviou, por meio dessa ferramenta específica, identifica quando a compra foi realizada por esse meio de pagamento. Com isso, captura os dados do boleto que foi emitido e passa a enviar lembretes personalizados por e-mail e SMS, reforçando o pagamento.
Com tantas distrações hoje em dia e informações chegando a qualquer hora e em todos os lugares (e-mails, mídias sociais, whatsapp), realmente, retomar alguma ação feita 30 minutos antes pode ser bem difícil para muitos, e relembrar que os produtos tão desejados estão no carrinho à espera, além do pagamento do boleto, que realmente pode ser esquecido.
Essas duas ferramentas atuam integradas e juntas, aumentam a taxa de conversão da sua loja virtual. Além da recuperação de carrinhos e da cobrança de boletos, você pode ativar o disparo de e-mail marketing, que formam o combo de sucesso dos e-commerces que desejam aumentar o faturamento a cada ano.
Para conferir o uso prático, fácil e intuitivo da plataforma, clique aqui.