Então é Natal. E suas vendas podem duplicar!
Responda rápido: qual data gera mais vendas para o e-commerce no país? Black Friday ou Natal?
Se você está atento, o título deste artigo já deu a dica: é o Natal. Em 2018, as vendas no período natalino, pós Black Friday, representaram cerca de R$ 6,7 bilhões. Já Black Friday respondeu por R$ 3,2 bilhões. Se contarmos com o reforço de todo o período, da quinta-feira anterior, à Cyber Monday seguinte, a Black Friday gerou pouco mais de R$ 5 milhões. Ainda assim, o Papai Noel tá ganhando. E de lavada.
E o Natal está aí. Em comerciais na televisão, temas natalinos nos restaurantes e demais estabelecimentos e.... nos shopping centers e centros comerciais da sua cidade. E eles estarão, invariavelmente, lotados.
Como a maioria dos brasileiros deixa para fazer as compras de Natal na última hora, vai enfrentar filas desde o estacionamento ao caixa da loja. E isso é bom para o e-commerce.
Uma boa estratégia é fazer campanhas de e-mail marketing, publicar banners no site, refinar suas campanhas de Ad Words, enfatizando as opções de presentes de Natal com preços promocionais e, claro, o prazo de entrega. Que, sem dúvida, deve ser com boa folga para a véspera de Natal.
Aproveite para falar da comodidade de se evitar filas, de poder devolver o produto se algo acontecer e, novamente, da entrega garantida até a véspera do Natal. Estabeleça um prazo de segurança para cumprir a promessa da entrega. Algo como: “comprando até dia X, a entrega até sua véspera de Natal é garantida”. Isso vai gerar um senso de urgência.
Em relação às campanhas de e-mail marketing, mande os produtos campeões da sua loja e, nas campanhas seguintes, segmente sua audiência pelo interesse demonstrado em determinados produtos ou categorias. É garantia de resultado!
Mãos à obra e Feliz Natal!