Comandar um e-commerce exige estratégia, esforço e mão na massa. Há tempos caiu por terra a ideia de que basta criar um site, colocar lá os produtos que se quer vender e esperar os clientes aparecerem. É preciso planejamento e estratégia antes do início das atividades, durante e também no pós-vendas.
Falando especificamente sobre o processo de vendas, é importante que os lojistas acompanhem de perto todos os processos. De acordo com um levantamento feito pela equipe do ENVIOU, ferramenta de automação de marketing para gerar vendas, cerca de 50% dos consumidores optam por efetuar os pagamentos das compras realizada pela internet utilizando a modalidade boleto bancário. 60% dos clientes que escolhem essa opção, no entanto, acabam se esquecendo de efetuar o pagamento, consequentemente, a venda não é concretizada.
Mais assustador ainda é outro dado verificado pela equipe do Enviou junto às plataformas de e-commerce parceiras. Foi constatado que são mais de R$ 100 milhões em boletos não pagos em apenas um mês, o que leva as lojas a perderem mais de R$ 1 bilhão em vendas em um período de um ano.
Justamente por enxergar esse problema e para auxiliar os e-commerces a tentar reverter o quadro, o Enviou desenvolveu uma ferramenta que tem por objetivo auxiliar os lojistas online a diminuir o índice de não pagamento de boletos. A ideia da startup resultou na criação do “Recuperador de Boletos”, que funciona de forma automatizada, de acordo com a programação feita pelo próprio lojista.
Na plataforma é possível escolher de que maneiras o cliente será “lembrado” do boleto em aberto – por SMS ou e-mail -, a partir de quanto tempo, depois de confirmada a compra, o primeiro lembrete será enviado, quantas vezes ele será acionado, além de propor a possibilidade de troca do meio de pagamento, por exemplo, substituindo aquele boleto por cartão de crédito.
Também há nas comunicações um link que leva o cliente diretamente ao seu boleto em aberto a fim de que ele tenha facilidade para efetuar o pagamento. Além disso, Felipe Rodrigues, sócio-fundador do ENVIOU, aponta que a ferramenta ainda mostra aos lojistas quantas compras foram realizadas com escolha do pagamento via boletos e quantos deles foram, efetivamente, pagos.
“A operação é semelhante a que já temos em atividade pelo Recuperador de Carrinhos Abandonados. Tudo muito simples e de fácil manuseio para que o lojista possa utilizar a ferramenta com poucos cliques”, explica Rodrigues. Com mais de 100 lojas utilizando o Recuperador de Boletos no período de quase 3 meses – a ferramenta foi lançada no último mês de novembro - o ENVIOU comemora o índice de reversão nas vendas que teoricamente já estavam perdidas. “Estamos conseguindo recuperar, com a ferramenta, cerca de 20% dos boletos que não seriam pagos”, conta o executivo.
“Acreditamos que a ferramenta será um sucesso, assim como o Recuperador de Carrinhos Abandonados, com o qual, em menos de três anos de operação, já recuperamos mais de R$ 50 milhões para as lojas que atendemos. Essas vendas provavelmente seriam perdidas, mas conseguimos reverter o cenário. Queremos ajudá-los também com os boletos e diminuir, cada vez mais, as chances de desistência da compra por parte do consumidor sem que a intervenção seja encarada como um problema, mas como um lembrete simpático para estreitar ainda mais o relacionamento entre as partes”, finaliza o executivo.
Case de Sucesso
Um dos e-commerces que vem utilizando e obtendo resultados interessantes com o Recuperador de Boletos é a H20 Purificadores, que se dedica à venda de purificadores de água, filtros e refis, além de acessórios relacionados a esse nicho de produtos. Com aproximadamente três meses de uso da ferramenta de recuperaçãode boletos não pagos, a H2O Purificadores vem registrando taxas de sucesso de aproximadamente 10%.
A empresa também faz uso do Recuperador de Carrinhos do Enviou. De acordo com Edielson Gones da Silva, que comanda a H2O Purificadores, mensalmente, cerca de 59% dos produtos que iam para carrinhos de compras em sua loja acabavam abandonados. Ele diz não ver mais sua operação funcionando sem um serviço como o da Enviou. “Fazemos um esforço muito grande para levar o consumidor à nossa loja, por isso, é importante investir para que ele realmente compre”, avalia. Após a contratação do Enviou, a H20 Purificadores passou a reverter cerca de 10% a 20% dos carrinhos abandonados, um retorno interessantíssimo para o negócio.