Os motivos para abandono de carrinho são vários. Independentemente de qual seja aquele que impediu a sua loja virtual de concluir a compra, aqui você aprenderá como reverter o carrinho abandonado e bater as metas de vendas da sua loja!
5 dicas para recuperar venda esquecida em carrinho abandonado
1 - Estude o porquê aquele abandono aconteceu
Quando o lojista estuda e tem a informação dos produtos mais abandonados nos carrinhos tem condições de elaborar estratégias para evitar ao máximo esse problema.
Estude a concorrência, faça uma comparação de mercado para checar se o mesmo produto está com preços menores ou se está rolando distribuição de cupom de desconto que possa estar influenciando a tomada de decisão daquela compra. Faça uma avaliação se não é esse quesito que está impactando o abandono.
Um relatório indicando quais são os produtos mais abandonados no seu site e com detalhes dos usuários que cometeram essa ação facilita todo esse processo.
Mas não pense que você precisa fazer uma tabela à mão. A Enviou, ferramenta de automação de marketing para gerar vendas, disponibiliza essa função de forma automática para seu e-commerce. De forma simples e prática, você acessa esses dados sempre que necessário para entender o motivo do não fechamento daquela venda.
2 - Lembre o cliente que aquele produto ainda está disponível
Já pensou em enviar e-mail e SMS para os clientes que deixaram produtos no carrinho abandonado?
Hoje em dia, somos bombardeados de informações por todos os lados e a todo instante. Uma vez fechada a página, as chances de retorno são baixas. Mas não se preocupe com isso. Seu e-commerce pode lembrar o cliente que deixou o carrinho abandonado por e-mail, SMS, whatsapp e até mesmo todos eles, mas desde que você tenha uma boa distribuição e não utilize as três formas de uma única vez.
Como o whatsapp caiu no gosto do brasileiro/a, se tornando um dos principais meios de comunicação. E por que não utilizá-lo para conversão nas suas vendas? Te contamos como aqui: Recuperação de Carrinhos Abandonados via WhatsApp!
Além dos relatórios de produtos mais abandonados no carrinho, com o Enviou você também envia até 5 tentativas de e-mails personalizados para trazer de volta o visitante que abandonou algum carrinho em sua loja virtual.
3 - Utilize ferramenta de automação de marketing para gerar vendas
Contar com a tecnologia neste momento é fundamental para a sobrevivência de um negócio, seja físico, seja virtual. Com o acúmulo de tarefas, nem todos os lojistas conseguem dar conta de toda a administração e dar atenção à estratégia de vendas.
E para isso, utilizar a ferramenta de automação de marketing mais completa do mercado aumenta o desempenho na geração de vendas. Mesmo que você não seja aquela pessoa que tenha habilidades com tecnologia, terá bons resultados.
O Enviou foi desenvolvido para que os usuários tenham experiência intuitiva, mesmo sem muito conhecimento em tecnologia. Com a ferramenta, você:
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Automatiza 100% a recuperação de carrinhos abandonados;
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Transforma abandonos em vendas através de inteligência;
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Deixa de perder vendas, aumentando o lucro da loja virtual;
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Envia e-mails e SMS para reforçar o produto abandonado no carrinho;
Tudo isso com apenas uma mensalidade. Você pode ainda integrar outras funções como e-mail marketing que disponibiliza templates e textos prontos focados em geração de venda, além de cobrança de boletos.
Crie sua conta agora e reduza o índice de carrinho abandonado da sua loja virtual. Clique aqui!
4 - Revise sempre como está a segurança da sua loja virtual
Mais que ter um site com um bom design e informações completas de cada produto, o consumidor precisa sentir segurança ao ponto de cadastrar dados financeiros na sua loja virtual, independentemente do meio de pagamento: crédito, débito, boleto ou pix.
Com tantas situações de fraudes financeiras, indicar que a transação é segura e sempre reforçar esse quesito é critério de sobrevivência no mundo digital.
Que tal revisar como esse ponto está se saindo na sua loja?
5 - Como está seu prazo de entrega?
O mesmo produto, com o mesmo preço e o mesmo frete. Porém, seu concorrente entrega um dia mais rápido que a sua loja virtual. Apenas 24 horas pode parecer muito pouco, mas para seu cliente não.
Já indicamos sobre a pesquisa dos concorrentes no tópico 1 e o tempo de entrega não deve ficar fora desse estudo. A partir do momento da compra, o cliente espera receber o mais rápido possível, afinal, o pagamento é feito no instante do fechamento da compra.
Fazer um esforço extra para melhorar a logística e a expedição aumenta as vendas e reduz o índice de carrinho abandonado da sua loja.
Saiba mais detalhes sobre o tema: