E-mail marketing é uma das principais ferramentas para vendar no e-commerce. Mas não é a única. SEO também é extremamente importante. Nosso parceiro, Searchlab, dá dicas valiosas no artigo a seguir.
Você sabia que aproximadamente 70% dos internautas preferem clicar em resultados da busca orgânica do que em links patrocinados (Fonte: Search Engine Land)?
Por esse motivo as empresas, ainda que pequenas, estão investindo em SEO (otimização de sites para mecanismos de busca).
Benefícios do SEO
O primeiro, e mais importante deles, é que SEO bem feito faz a roda girar, através de tráfego, usuários qualificados e vendas ou leads.
Portanto ao longo prazo é uma mídia que tem um ótimo retorno sobre investimento (ROI) por isso vale a pena mesmo.
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Melhora o posicionamento nas páginas de resultado de busca orgânica (SERP) do Google e outros buscadores;
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Obtém ótimos resultados com estratégias que não dependem exclusivamente dos anúncios online (ao longo prazo, você até pode reduzir investimentos em mídia paga como Google Ads.);
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Crescimento do número de conversões online;
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Empresa se torna autoridade no nicho que atua;
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Maior brand awareness (expande a consciência da marca);
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Aumenta a receita do seu negócio;
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Crescimento do ROI;
O que são otimizações de página
São as melhorias que precisam ser feitas dentro do site com a finalidade de potencializar fatores de ranqueamento.
As otimizações são realizadas com base nos termos associados às páginas que serão trabalhadas.
Portanto é necessário primeiro identificar todas as palavras-chave relevantes para o negócio.
Cada uma delas deve estar no título de uma página.
Caso isso ainda não ocorra no site, é necessário fazer esse ajuste (o que já é considerado um otimização de página).
O que você pode fazer por conta própria
Muita gente pensa que para começar um boa estratégia de SEO é preciso ser um desenvolvedor com conhecimentos técnicos profundos em HTML e tecnologia.
Mas, na verdade, o primeiro passo é entender bem do seu negócio.
Assim você define bem os objetivos que pretende alcançar com SEO e também e os termos mais relevantes para sua empresa.
Além de conseguir determinar as páginas mais apropriadas para fazer links entre seus produtos e a busca orgânica.
Confira algumas otimizações que podem ser feitas por conta própria:
Title
É uma otimização simples, mas com grande importância para SEO. Isso porque title é o título da página que aparece no resultado da busca orgânica. Por esse motivo precisa ser otimizado e atraente para o usuário (já que será o que vai dar vontade nele de clicar ou não).
Vale lembrar que os buscadores dão mais relevância às páginas com title otimizado.
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Tamanho ideal de Title: até 68 caracteres (tanto para mobile quanto desktop)
Uma dica importante é sempre usar o termo relevante mais à esquerda no title. Além disso, o título precisa ser único e descrever bem sobre o que é o conteúdo (nada de mesmo title em mais de uma página).
Description
Embora não seja fator de ranqueamento, a tag meta description precisa ser otimizada já que influencia diretamente o aumento do CTR.
Isso porque ela apresenta uma descrição resumida do que se trata a página lá na SERP. O que facilita muito a vida dos usuários do Google.
Quando a description é bem otimizada, o internauta fica sabendo que o conteúdo é exatamente o que ele está procurando.
O que o leva a clicar na página e automaticamente aumentar seu CTR.
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Tamanho da meta description para mobile: até 130 caracteres
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Tamanho de meta description para desktop: até 160 caracteres, mas o ideal é não passar de 155.
Uma dica importante é analisar como está a description dos seus concorrentes para você criar uma melhor.
Produção de conteúdo otimizado
A otimização de textos para SEO é indispensável não só para melhorar o ranqueamento, mas até para alavancar vendas.
Por exemplo: se você aproveitar o momento de otimizar o conteúdo dos produtos para mostrar que sua marca entende tudo sobre eles, seu negócio começa a se tornar referência no segmento (já que revela expertise, confiança e autoridade).
Com isso, o Google dará mais relevância a suas páginas porque ele vai entender que as melhores respostas para os usuários estão nelas.
Além disso, o internauta vai encontrar informações preciosas no seu site que não têm na concorrência. O que pode inclusive motivar compras.
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Descrição relevante de produtos: vá além de termos técnicos e informações de fabricantes (afinal, isso o usuário já encontra no site de todos os seus concorrentes). Para tornar o conteúdo útil, atraente e relevante, a dica é usar as informações que sua empresa possui. Então fique por dentro das principais dúvidas dos consumidores conversando com o SAC.
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Explore bem o campo semântico: as atualização do Google o fazem entender cada vez mais como uma pessoa faria uma busca. Por isso consultar pesquisas relacionadas às palavras-chave no próprio motor de busca, incluir sinônimos nos textos e escrever com naturalidade (como os internautas pesquisam) são dicas infalíveis em SEO.
Linkagem interna
Colocar links de uma página para outra dentro do seu site é outra otimização fundamental para o sucesso do SEO do seu negócio. Isso porque quando o Google identifica que o texto âncora está com um link de qualidade que leva para outra página, ele aumenta a autoridade e relevância da página de destino.
Exemplo:
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Texto âncora: melhores shampoos anticaspa
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URL de destino (linkada): /shampoo-anticaspa
Nesse caso, a tendência é que o Google dê relevância para o termo "melhores shampoos anticaspa".
Mas, vale lembrar que isso não quer dizer que a página vai ganhar posições acima na SERP.
Estratégias para otimização de sites
Estar entre as primeiras posições na página de resultados da busca orgânica é o objetivo até das pequenas empresas.
Mas, é preciso ter em mente que não vale a pena fazer isso a qualquer custo. Isso porque é preferível avançar uma posição em termos já indexados entre o top 10 do que fazer a página subir muitas posições (como em termos que estão na 30º página).
Portanto adotar as melhores estratégias de SEO é uma necessidade. E para isso é preciso estar atualizado sobre otimizações, entender bem do mercado que atua e contar com ferramentas.
O Google Search Console, por exemplo, é gratuito e permite identificar termos que podem ganhar posicionamento sem muito esforço.
E você? Aplica alguma outra otimização na sua empresa?