27 de nov de 2023

E-mail, SMS, push ou whatsapp qual canal pode gerar mais vendas?

E-mail, SMS, push ou whatsapp qual canal pode gerar mais vendas?

Com o avanço da tecnologia, ter um negócio na internet como fonte de lucro passou a ser uma tarefa "fácil", quando comparamos com um modelo de loja física, principalmente no quesito custo como aluguel de imóvel, prateleiras, estoque, funcionários, entre outros. Mas isso não significa que empreender no comércio eletrônico, o lucro é certo. Com mais de 565.300 sites de comércio eletrônico, apenas em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), adotar estratégias diferenciadas faz você sair na frente de muitas delas. 

Com isso, vamos descrever aqui quais são os melhores canais de venda e porque você deve aderir para aumentar as vendas da sua loja virtual. 

E-mail, SMS, push ou whatsapp: qual o melhor para gerar vendas em lojas virtuais? 

E-mail marketing é uma das principais estratégias de comunicação com seu cliente. Mesmo que você não o utilize para vendas, manter o contato frequente por esse meio garante maior fidelização e garantia de sempre estar na lembrança daquela pessoa que é consumidor recorrente, fez uma única compra ou que está em momento de tomada de decisão a respeito dos produtos que você oferece. 

As lojas virtuais que aderem o e-mail marketing frequente aumentam em 20% as vendas. Esses dados são da Enviou, ferramenta de marketing para e-commerce, que oferece templates prontos para facilitar a comunicação com os clientes e aumentar o ticket dos e-commerces. 

SMS é um tipo de comunicação que muitos consideram ultrapassada, já que hoje temos o whatsapp. Entretanto, é uma boa forma de chamar atenção, ainda mais se o seu público estiver em uma faixa etária que utiliza muito o whatsapp como canal de troca de mensagens. 

O SMS passa a ser um diferencial com uma atenção específica, pois ao ser recebido, a mensagem não passa a ser despercebida pelo fluxo intenso de mensagens. O melhor é que você pode inserir links diretos para sua loja ou até mesmo para um produto específico junto a principal informação, seja promoção, reposição ou novidades. 

Outra forma de chamar a atenção é o envio de notificação conhecida como push, que envia conteúdos para o usuário que visitou o seu site e aceitou receber essas mensagens que são personalizadas como um novo conteúdo do blog, aviso sobre um novo produto, novos cupons de desconto, entre outros. 

O whatsapp caiu literalmente no gosto dos brasileiros. Somos o terceiro país que mais utiliza esse aplicativo de troca de mensagens em tempo real, atrás apenas da Indonésia e da Índia. E por que sua loja virtual deveria ficar de fora? 

O uso do whatsapp para lojas virtuais tem diversas funções, desde continuar um atendimento que começou no chatbot do site até o envio de lembretes para pagamento de boletos ou até mesmo como forma de recuperar carrinho abandonado. Você sabia que mais de 40% dos consumidores abandonam os produtos no carrinho e saem da loja virtual sem efetivar a compra? O whatsapp é um ótimo meio para resgatar esse cliente e lembrá-lo de fechar aquela venda que fará a diferença no fluxo de caixa no fim do mês. 



Unir todas essas vendas aumenta o desempenho de vendas 

Você já pensou em unir todas elas? As lojas virtuais utilizam todas essas ferramentas de forma integrada, com moderação, é óbvio. Elaborar um plano de comunicação ativo, e emitir a mesma mensagem nesses diversos formatos é muito válido, desde que seja com tempo espaçado.

Não queira deixar o usuário do seu site de saco cheio devido ao grande número de notificações que recebe da sua loja, independentemente da informação a ser enviada. Mesmo em tempos de ofertas como Black Friday, Natal e outras datas comemorativas, o ideal é sair na frente emitindo mensagens antecipadas e de forma assertiva, focando muito mais na qualidade do que na quantidade. 

Utilize sim todas essas ferramentas citadas acima e mensure qual é a mais aceita e que está com mais taxas de clique, dessa forma, você terá uma escolhida para investir, mas não se esqueça de diversificá-las. Atingir o consumidor por diversos meios, ainda mais hoje que chamar atenção e conseguir com que a pessoa mantenha o foco naquilo que você deseja informar está em competição o tempo todo, você terá mais vendas. 

A Enviou, plataforma de ferramentas de marketing, oferece muitos canais para você melhorar sua comunicação com os clientes e, em consequência, aumentar suas vendas. Existe um plano específico para a sua loja virtual com ferramentas práticas, fáceis de usar e com acompanhamento de tudo o que acontece para você entender o comportamento do seu cliente em tempo real. 

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