28 de mai de 2024

Campanha para o Dia dos Namorados: como planejar para loja virtual?

Campanha para o Dia dos Namorados: como planejar para loja virtual?

A terceira data que mais movimenta o comércio é o dia 12 de junho, o famoso Dia dos Namorados, apenas em 2023, movimentou mais de 2 bilhões de reais, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Não importa o tipo de comércio, oportunidades não faltam, afinal, tem oportunidade de vendas não apenas para os namorados, para os casados e até para os solteiros. 

O que conta é a criatividade dentro da campanha de marketing e mais que isso, a visibilidade que você dará para o seu negócio. O primeiro passo é analisar qual foi o período de pico de vendas no mês de junho do ano passado e começar a se organizar desde já. 

Planejar o envio de e-mail marketing logo após o Dia das Mães é uma boa, acende o sinal de alerta daquela pessoa mais esquecida e ainda, abre margem para as pesquisas. E por falar em buscas, sabia que elas começam picos de interesse na semana que antecede a data, segundo o Teads Media Barometer, que aponta que no próprio 12, as buscas por presentes continuam. E entre os segmentos mais procurados estão: Varejo, Casa & Jardim, Atrações, até Utensílios de Cozinha. 

Com todos esses dados, agora você tem mais certeza sobre o potencial de vendas para a data na sua loja virtual. Aqui, você confere quais ferramentas poderá usar, de forma fácil e prática, para alcançar mais pessoas e reter mais clientes. 

 

Como planejar as vendas do Dia dos Namorados em loja virtual 

 

1 - Faça um calendário 

A primeira data precisa ser o dia de anúncio da campanha. Todos os meios de comunicação precisam estar alinhados e com o mesmo tom e informações, desde o site até as mensagens que serão enviadas via whatsapp e SMS. 

Como toda campanha, precisa ter começo, meio e fim. E esse término não precisa ser exatamente na véspera. Pense que muitas pessoas podem não conseguir passar o dia juntos e deixam para o fim de semana seguinte à data. Que tal deixar as promoções nos dias seguintes para um teste? Os esquecidos de plantão vão te agradecer e juntar ao público fiel da sua loja virtual. 

 

2- Escolha quais ferramentas usar 

O foco é reter a atenção do público. E a partir do mapeamento da persona, você saberá em quais canais ela acessa a sua loja (se você ainda não tem esses dados, comece o quanto antes). 

Indo além do e-mail marketing e posts em redes sociais, experimente usar outras ferramentas como recuperação de carinho e cobrança de boletos. 

O recuperador de carrinhos é uma ferramenta que lembra, diretamente ao usuário, enviando links diretos, sobre os produtos que ficaram ali esquecidos na página. Esse aviso pode ser emitido por e-mail ou pelo whatsapp. A taxa de conversão apenas com essa ferramenta chega a 35%, nas lojas virtuais da Enviou. 

 

Para saber mais, te contamos detalhes aqui: 


 

Sobre os e-mails, nada de mandar aqueles amadores. Chame a atenção com layouts personalizados com sua marca, fácil leitura e com links diretos aos produtos anunciados. Se você não faz ideia de como fazer isso, com a Enviou, plataforma de marketing para lojas virtuais, é possível elaborar sua campanha com disparos programados com a única preocupação em acompanhar as métricas de abertura, cliques e vendas, tudo em um único lugar. 

 

3 - Utilize gatilhos personalizados 

Despertar atenção e desejo é o desafio dos tempos atuais de quem trabalha com vendas, ainda mais no ambiente digital. Com foco cada vez mais escasso, para fazer com que o consumidor se atente àquela mensagem e receba o que realmente é importante, utilizar gatilhos faz parte do processo, principalmente, quando se trata de datas potenciais para o comércio. 

Esses gatilhos, que são realizados por integrações via API, disparam e-mail e/ou SMS, a partir de configurações da loja virtual, que podem ser desde sugestão de novas compras, recompras, newsletter e até aquela mensagem de aniversariante do dia, que agrega muito valor quanto o assunto é relacionamento com o cliente. 

Entenda mais como os gatilhos personalizados para e-commerce funcionam: Gatilhos personalizados para lojas virtuais: o que é e como aplicar

Utilizando todas essas ferramentas de forma integrada, e-mail marketing, recuperador de carrinhos, cobrança de boleto, além de gatilhos personalizados (SMS + whatsapp) da Enviou, a conversão de vendas das suas campanhas chegam a 35%.

Esse dado é baseado na experiência de milhares de lojas virtuais que utilizam a plataforma em todo o Brasil, a partir de um uso prático e com retorno que pode ser acompanhado em tempo real. Você pode se unir a elas e alcançar esse número criando sua conta.

E fique tranquilo que durante todo o processo de adaptação, você receberá apoio da nossa equipe especializada em marketing para e-commerce. Clique aqui agora e prepare-se para uma nova era na sua loja virtual.