Utilizar o e-mail marketing para vendas tem diversos benefícios:
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Ferramenta barata com boa taxa de conversão;
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Reforça o valor da sua marca;
- Relembra o cliente sobre o produto ou serviço oferecido, sem ser de forma invasiva;
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Com a Enviou, mesmo sem experiência com tecnologia, você consegue atingir seu público de forma profissional e com relatório para mensurar os resultados.
O que é e-mail marketing para vendas?
O e-mail marketing focado em vendas se consolidou como uma das ferramentas mais baratas e com retorno positivo para os e-commerces.
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Com ele, a loja vai até a pessoa, reforçando a necessidade de um produto ou serviço, oferecendo promoções, renovação de estoque e até lançamentos de mercado.
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É considerado uma forma menos invasiva quando comparado com chamadas telefônicas e contato via WhatsApp.
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Quando o e-commerce utiliza boas estratégias, é possível ter boas vendas por esse recurso, mas é preciso focar em algumas táticas.
Caso esse meio de vendas não esteja com as conversões esperadas para a sua loja, você precisa rever seu planejamento. E para isso, a Enviou separou tópicos essenciais para que seu lucro seja maior a cada nova campanha de vendas por e-mail.
5 estratégias para vender mais com e-mail marketing para vendas online
1 - Tenha uma base de e-mails atualizada constantemente
Todos os e-mails são disparados para uma lista que precisa fazer sentido para seu negócio. Os chamados leads qualificados precisam receber lembretes que sua loja virtual existe e está pronta para resolver aquela dor, desejo ou necessidade sentida naquele momento.
Essa lista é criada de diversas formas:
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Com as pessoas que entram no site e fazem cadastro;
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Clientes que já compraram ou compram seu produto;
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Cadastro para acesso de algum material, como e-book, por exemplo, que a loja disponibiliza;
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Promoções e ofertas.
Para todas essas formas, é preciso desenhar um bom plano de marketing e entender quem é seu cliente para que seu e-commerce envie literalmente a mensagem de venda para a pessoa que busca seu produto.
Ao utilizar uma plataforma de ferramentas focada para lojistas, a facilidade nos processos garante uma melhor conversão de vendas com as estratégias de marketing. Um dos processos oferecidos que auxiliam nessa praticidade é ter listas inteligentes que mantém seus contatos sempre sincronizados com a sua loja virtual sem precisar exportar/importar a cada nova atualização.
2 - Faça um calendário de envios
Antes de cada mês começar, tenha estipuladas as datas de disparo e os temas de cada e-mail. Acompanhe a taxa de abertura e de cliques de e-mail enviado individualmente e mensure os resultados. Os que tiverem mais engajamento, deixe-os salvos para repetir a estratégia.
Precisa de ajuda nesse processo? A Enviou possibilita acompanhar os principais resultados de suas campanhas sem precisar ir pro Analytics.
Não esqueça de sempre revisar a ortografia e também a arte gráfica para evitar erros simples. Envie antes para a equipe interna, caso tenha uma para um teste antes do disparo oficial.
Comece enviando um e-mail por semana e depois com intervalos menores e em dias diferentes da semana, além de horários para saber quando programar os próximos, de acordo com a taxa de abertura.
3 - Tenha um planejamento de temas e vendas
Promoção, novos produtos, lançamentos, reposição, diferencial de mercado. Todos esses temas e muitos outros são bem recebidos.
Uma boa estratégia é focar na solução que seu produto ou serviço oferece. Quando o conteúdo é sempre 100% focado em vendas, a taxa de abertura cai, principalmente, se não há nada de novo para informar.
Conteúdos educativos têm boas taxas de abertura e quanto mais preparado para consumir seu produto, maior será a satisfação. Já pensou em ensinar um passo a passo sobre como utilizar seu produto para melhores resultados?
Alinhe bem os descontos e até cupons com o time de vendas para que não aconteça nenhum ruído no pós-venda.
4 - Utilize ferramentas digitais
Como já foi citado, nem todos os lojistas têm conhecimento técnico para desenvolvimento do e-mail marketing e até habilidades de escrita e de design.
E o investimento com profissionais e até agências especializadas pode passar o teto, principalmente para empresas que estão no início da operação.
Mas para que você não fique sem utilizar o e-mail marketing para vendas online, a Enviou, conjunto de ferramentas digitais que auxilia as lojas a venderem mais, desenvolveu uma tecnologia própria, com uso muito fácil já pronta para essa finalidade.
E o melhor: no meio de tantas demandas do dia a dia, a plataforma oferece um criador de newsletter, com imagens e textos, que você personaliza de acordo com a sua marca. Com isso, você não tem mais desculpas para não vender mais pela internet.
Imagine seus clientes recebendo toda semana uma informação nova sobre seu produto, marca e outros conteúdos relevantes?
Esse tipo de relacionamento com o cliente agrega valor e traz proximidade, indicando que a loja está ali, sempre que ele precisar.
Para saber como funciona, crie uma conta agora mesmo, clicando aqui.
5 - Adote datas comemorativas, mas de forma antecipada
Estar preparado antecipadamente te dá melhores condições de análises e até mudanças, caso o resultado não seja de acordo com o esperado.
Quando você se antecipa, sai na frente dos concorrentes e começa a estimular a ideia sobre seu produto/serviço, reforçando a necessidade/desejo, dentro daquela data comemorativa (Dia dos pais, mães, namorados, crianças).
Em casos de época de Black Friday, por exemplo, você pode lançar sua oferta bem antes, preparando sua audiência e criando curiosidade para aquele preço inédito que estará vigente somente naquele dia ou durante todo o mês de novembro.
Para isso, pesquise como seus concorrentes se comportaram nas datas passadas, qual foi a margem de desconto, quais produtos esgotaram e implemente o que você considera viável dentro da sua realidade.
Inclusive, com a Enviou, você pode deixar as campanhas prontas, com disparo agendado, o que facilita a estratégia de marketing, sem atrapalhar a gestão do seu negócio.
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