Com a conectividade na palma da mão, as pessoas não buscam informações, realizam pesquisas e até mesmo, fazem compras em um único lugar. E quando citamos lugar, não seria um espaço físico, mas sim canais digitais em diversos formatos que oferecem acessos diferentes, com conteúdos personalizados para cada um deles.
E o que você como lojista que atua no e-commerce está fazendo para impactar seu público-alvo, ao atingi-lo por essas diversas frentes?
A estratégia multicanal é muito bem-vinda para lojas virtuais, que podem usar e abusar de uma comunicação efetiva, direta e com altas taxas de conversão e retenção de público.
O que é estratégia multicanal
A estratégia multicanal exibe a mesma campanha de marketing em vários canais, como o próprio nome diz. A partir do desenvolvimento de uma estratégia de marketing, distribuí-la em diversos canais aumenta a taxa de conversão, retenção e venda, de acordo com os objetivos de cada campanha.
Alguns dos diversos canais que você pode inserir dentro de uma única campanha são:
-
Site;
-
Redes sociais;
-
E-mail marketing;
-
Remarketing;
-
Whatsapp;
-
SMS
Você define quais utilizar, de acordo com um mapeamento da sua persona e do comportamento do seu público. E o mais indicado é que você acompanhe os resultados de acessos, cliques e até conversão para estudar qual está com mais e menos resultados. Dessa forma, terá condições de remanejar estratégias, principalmente, quando há investimentos em anúncios.
Quais são os benefícios da estratégia multicanal em uma loja virtual?
Os benefícios de aplicar uma estratégia multicanal em uma loja virtual é aumentar a conversão para atingir o público fazendo com que aquela informação realmente tenha algum impacto na vida daquele consumidor.
E ainda, mais de uma vez, por canais diferentes. Como reter a atenção atualmente é uma das maiores dificuldades de quem atua com e-commerce, já que concorre com muitas notificações que chegam a todo momento no smartphone do consumidor, estar presente e fazer com que a sua campanha de vendas chegue até aquela pessoa e ainda, provoque algum impacto por meio do CTA (call to action), é um grande passo para que a venda seja realizada.
Como criar uma estratégia multicanal para e-commerce?
A forma mais fácil e com resultados efetivos é por meio de uma plataforma de automação de marketing que distribui as campanhas em diferentes canais.
A mais completa do mercado, desenvolvida para lojas virtuais, é a Enviou. Com ferramentas como e-mail, marketing, whatsapp, SMS, além de recuperação de carrinho e cobrança de boleto, o planejamento, disparo de campanhas e acompanhamento dos resultados em tempo real é uma realidade muito prática e com conversão de 35% para as mais de mil lojas virtuais que já utilizam a Enviou em estratégia multicanal.
Por ter templates pré-prontos com a possibilidade de personalização das marcas, lojas virtuais de todo o Brasil conseguem focar 100% na estratégia de venda, deixando a parte técnica para a Enviou. Basta entrar com seu login e senha na plataforma, escolher seu público-alvo por meio das bases cadastradas pela sua loja, selecionar qual o template mais adequado para a sua campanha e efetuar o disparo apertando um botão.
Dentro da mesma plataforma, você acompanha a taxa de abertura, links mais clicados e claro, as vendas realizadas pelo e-mail. Inclusive, templates personalizados de acordo com datas comemorativas ficam disponíveis na plataforma e são atualizados todos os anos.
Com a Enviou, você também programa disparo de comunicação pelo whatsapp e SMS, de forma automatizada. E se na durante a campanha, o consumidor impactado pelas mensagens de vendas abandonar algum produto no carrinho, passa a receber lembretes por e-mail, SMS e whatsapp, convertendo em mais vendas para seu e-commerce.
Quer saber como funciona na prática? Crie uma conta neste link agora mesmo e conte com o acompanhamento do nosso time de especialistas para que sua experiência seja a mais rentável que a sua loja já usufruiu.