22 de dez de 2023

Lojas virtuais: 5 estratégias para vender mais no fim do ano

Lojas virtuais: 5 estratégias para vender mais no fim do ano

Quando entra dezembro, vários tipos de eventos se misturam: confraternização entre amigos e família, amigos secretos infinitos, a famosa festa da firma até finalmente chegar ao dia oficial da troca de presentes, 25 de dezembro.

 

Mas com a correria e ainda cada vez mais apertada, essa troca de presentes é antecipada. Os eventos de amigo secreto sempre acontecem antes do Natal, sem contar aquela lembrancinha para o chefe ou para a equipe que sempre acaba rolando

Com todas as situações que já fazem parte da nossa vida no fim do ano, sua loja está preparada para atender toda essa demanda? Confira aqui 5 estratégias da Enviou para a sua loja virtual aumentar as vendas e, de quebra, fidelizar clientes para as demais datas do ano. 


 

5 estratégias para lojas virtuais venderem mais no Natal

 

1 - Liste os itens mais vendidos na época e não deixe faltar 

 

Frustrar um cliente pela falta de estoque causa um sentimento negativo. Ainda, caso ele encontre o item no seu concorrente, sua loja virtual pode acabar perdendo um consumidor de forma definitiva. Por isso, revise sempre, com antecedência, quais são os itens mais vendidos nessa época do ano para evitar transtornos e garantir o lucro. 

Deixe sempre algumas informações importantes em destaque como prazo de entrega, facilidade de pagamento para melhorar a experiência do consumidor e tirar possíveis dúvidas a respeito da compra. Os produtos mais recorrentes devem estar no centro das atenções da sua loja virtual, com as variedades, detalhes e características que evitam devolução e troca. 

 

2 -Nunca, jamais, atrase o prazo de entrega 

 

Como aqui estamos trabalhando com uma das datas mais importantes do ano, o prazo de entrega é um dos pontos da tomada de decisão de compra no seu e-commerce ou do seu principal concorrente. Com isso, deixe bem claro qual o prazo e cumpra-o. 

Se tiver condições, que tal surpreender positivamente o cliente, fazendo com que ele receba essa encomenda antes do prazo? Esse tipo de ação provoca alto índice de fidelização, causando uma ótima impressão, principalmente se for a primeira compra feita na sua loja virtual. 

 

3 - Implemente lembretes sobre pagamento das compras 

 

Na correria de compromissos acumulados, pode acontecer do cliente efetivar a compra no seu site, mas esquecer de pagar o boleto, caso essa seja a forma de pagamento escolhida. A solução é simples e direta: enviar lembretes para que o boleto seja pago. Você pode escolher emitir avisos por e-mail, whatsapp ou SMS. 

Entre as ferramentas de marketing da Enviou, a cobrança de boleto está disponível de forma automatizada, funcionando integralmente com seu site. 

Por exemplo, um cliente entra na sua loja virtual, finaliza a compra, escolhendo o boleto como pagamento. Próximo à data de vencimento, ele recebe um lembrete, como a imagem abaixo, personalizada com o nome e logo da sua loja. Assim, ele terá certeza que a mensagem é da sua loja, já que nas informações enviadas, mais que o boleto, o produto e valor correspondentes aparecem, reforçando a necessidade do pagamento para que a compra seja 100% concluída. 

A implementação da cobrança de boletos automática é intuitiva e feita pela Enviou. Todos os detalhes, você encontra no site. E se tiver qualquer dúvida, chame nossos especialistas em marketing para e-commerce no canto inferior à sua direita. 

 

 

4 - Recupere os carrinhos abandonados

 

Como citamos anteriormente, no fim de ano, muitas pessoas se sentem pressionadas devido a tantas tarefas acumuladas. E como muitas preferem o conforto de casa a competir por vaga de estacionamento no shopping e filas e filas nas lojas, as compras de presentes de natal acontecem virtualmente. Mas, as compras competem com os milhares de compromissos, mensagens, agenda de trabalho e a organização de diversas festas. 

Tudo isso ocasiona em um grande problema para quem trabalha com loja virtual, porque no meio de todas essas situações, o carrinho recheado com produtos pode ficar para trás. E quem perde são vocês dois: o cliente que ficará sem os produtos e sua loja virtual por não ter aquela compra concluída. 

Mas não se preocupe que esse cenário, que é um dos mais comuns do e-commerce, tem solução. Junto às demais ferramentas, a Enviou desenvolveu o recuperar de carrinhos, que, assim como a cobrança de boleto, também emite uma série de mensagens com lembretes sobre os produtos abandonados no carrinho do seu site. 

A mensagem é direta, apenas com informações necessárias que lembram quais itens foram deixados ali no carrinho, o valor total e o principal: o link direto de acesso para a página, na qual a compra será concluída, poupando tempo e agilizando a compra. 

Implemente essa simples ferramenta no seu negócio virtual e veja a conversão aumentar em 20% ou mais. Todos os detalhes, você confere aqui

5 - Mantenha uma comunicação ativa com os clientes 

 

Não deixe a relação esfriar. Não é porque a compra foi feita, o carrinho recuperado, o boleto pago e o produto entregue, que sua loja virtual não deve manter a comunicação com esse cliente, pelo contrário. Existem muitas vantagens em manter um relacionamento frequente e ativo com sua base de clientes. Um deles é sempre ser lembrado. Outro, é entender como foi a experiência de compra para estar em constante melhoria para proporcionar uma experiência inesquecível para os clientes. 

Mas, você também pode emitir e-mails sobre a compra de um produto que tenha compra recorrente e esteja acabando, indicando a necessidade de recompra. Mensagens de desconto em dias como aniversário do cliente com cupom de desconto ou datas comemorativas que exigem uma campanha mais elaborada também devem fazer plano de marketing que garante um aumento de 35% nas vendas. 

E mais uma vez, a Enviou vai te salvar. Assim como as ferramentas anteriores, o e-mail marketing, um dos mais precisos instrumentos de marketing para lojas virtuais, com retorno positivo e de baixo custo, também faz parte do conjunto de ferramentas mais completo do mercado para e-commerces. 

Assim como as outras, o e-mail marketing para lojistas virtuais da Enviou oferece templates e mensagens prontas, ou seja, o seu trabalho será mínimo, apenas planejando a data e horário de envio, a partir da escolha da temática do e-mail a ser disparado para sua base de clientes e leads. Nem o trabalho de atualizar essa lista de contato você terá, pois a Enviou atua de forma integrada com as maiores e principais plataformas de vendas. 

Então, o que você está esperando para vender mais neste Natal? Com o recuperador de carrinho, cobrança de boleto e e-mail marketing da Enviou, você aumenta em média 35% das suas vendas, melhorando o lucro do seu negócio, impactando o mercado positivamente, se tornando uma referência no setor de atuação, além de melhorar sua marca no mercado. 

Entre agora no site e descubra como é fácil aderir e aplicar todas essas ferramentas por um preço acessível e personalizado, que cabe no bolso da sua loja virtual, que trará retorno logo no primeiro mês de uso.