Marketing e loja virtual é uma relação que não deve ser ignorada. Se a sua meta é vender mais e alcançar um público maior em 2024, as estratégias de marketing devem estar entre as prioridades no seu planejamento.
Mesmo que seu público-alvo esteja muito bem mapeado, o comportamento do consumidor muda, de acordo com a tecnologia e as novidades que surgem, com isso, estar atento ao que está mais retendo atenção de quem compra na sua loja virtual é questão de sobrevivência.
Para que suas metas sejam batidas e até sejam maiores do que o esperado, a Enviou mapeou as tendências de marketing para 2024, que você pode aplicar a qualquer momento (o que quanto antes, melhor).
Tendências de Marketing para lojas virtuais em 2024
E-mail marketing
Sim, o e-mail marketing continua como uma das principais estratégias para vender mais em 2024. As justificativas são várias:
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É uma comunicação que o consumidor recebe no e-mail, sem afetar a rotina;
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É possível inserir informações de vários tamanhos, desde lembretes rápidos até cartas abertas;
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Você insere fotos e links diretos para páginas de compra;
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O fluxo de mensagens por e-mail é bem menor do que no whatsapp, o que possibilita a retenção de atenção e abertura serem maiores;
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Funciona como um lembrete de recompra e até mesmo alerta de antecipação de novos produtos e promoções.
Se você ainda não usa o e-mail marketing como ferramenta de vendas, insira-o no seu planejamento. É uma ferramenta de baixo custo e com resultado de grande alcance, independentemente do objetivo da mensagem: vendas direta ou aumento de autoridade digital.
O melhor te contamos agora: sua loja virtual não precisa de uma pessoa especialista em design para usufruir desse recurso. Com a Enviou, você escolhe uma temática, de acordo com a mensagem que será disparada para a base de cliente ou leads qualificados, feito isso, basta inserir o texto, escolher o mailing e efetuar o disparo.
Mas não para por aqui. A Enviou te disponibiliza um banco de dados para analisar a taxa de abertura, de cliques e de compras, inclusive. Dessa forma, a equipe envolvida tem condições de sempre aprimorar o que está dando certo e adequar melhorias, quando necessário.
Clique agora aqui e conheça, na prática, como funciona.
Use e abuse de conteúdos em vídeos
Uma imagem vale mais que mil palavras e um único vídeo pode garantir muitas vendas. Com o uso intenso e frequente das redes sociais no Brasil, o conteúdo em vídeo está em alta. De acordo com o Levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usufrui de conteúdo das redes sociais.
Esse dado mostra que, se você quer vender mais, não pode perder essa oportunidade. E quando se fala em conteúdo, o céu é o limite, desde que tenha um bom planejamento, foco e linguagem adequada para cada mídia como instagram, YouTube e o TikTok.
Que tal um vídeo com o passo a passo sobre como usar seu produto? Ou um comparativo entre as versões mais antigas e a atual? Um vídeo mostrando seu estoque ou até um unboxing do um cliente que é fã da sua marca? Como dissemos, existe um mundo de possibilidades que a sua loja virtual pode adequar de acordo com o público e segmento em que atua.
Uma informação: o unboxing é uma forma de vídeo quando uma pessoa compartilha a experiência de receber um produto em casa, desde a abertura da caixa. Para executar essa ação, a sua entrega precisa estar impecável para que todos os clientes tenham a mesma experiência.
Análise de dados
O dever de casa precisa ser feito. E quando se trata de marketing para e-commerce a análise de dados é fundamental para o sucesso das estratégias. Afinal, como programar uma próxima campanha ou ação de vendas, se você não faz ideia do resultado da última? Um comparativo te mostra qual ferramenta proporciona mais ganho e a que menos trouxe resultado. Assim, é possível economizar tempo, energia e investimentos financeiro e intelectual e focar, literalmente, no que realmente traz resultado.
A mensuração de resultados de campanhas de marketing passa por diversos níveis, que variam de acordo com a organização, implementação e ferramentas utilizadas para a execução das campanhas, assim como a análise de dados em si. Se você utiliza mais de uma ferramenta como e-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado, cobrança de boletos, entre outros, ter tudo em um só lugar facilita muito.
Basta abrir uma página dentro de uma única plataforma e estudar o que está proporcionando mais resultado e o que não deve receber tanta atenção no momento. Lembre-se que o tempo é a moeda mais cara do mercado no mundo de hoje e perdê-lo fazendo contas e cálculos de taxa de cliques e venda, remete a tempos passados.
E não, você não precisa e nem deve passar por isso. Com a Enviou você acompanha o desempenho das campanhas em tempo real, desde a abertura do e-mail, quantos carrinhos foram recuperados, assim como os boletos que foram pagos a partir dos lembretes enviados.
Com seu login e senha, você tem acesso a dados que vão te trazer detalhes sobre desempenho de compras, produtos mais vendidos, faturamento, entre outros, que darão uma projeção mais segura para os passos a seguir. A partir dessas informações, passe a incluir na sua agenda uma rotina de análise de dados do marketing do seu e-commerce, uma vez por semana ou a cada quinze dias, será o suficiente para você sentir os resultados.
Integração de ferramentas em um único lugar
Citamos em dois tópicos anteriores sobre ter tudo em um único lugar. Isso se chama integração de ferramentas em uma única plataforma, o que nada mais é que ter em espaço tudo o que você utiliza para se comunicar com seu cliente e vender mais. As ferramentas de marketing para e-commerce que mais dão resultado são: e-mail marketing, recuperador de carrinho abandonado e cobrança de boletos.
Quando automatizadas, atuam de forma integrada, enviando comunicações em diferentes meios e situações, de acordo com o comportamento de cada usuário do seu site. O cliente clicou em um link recebido por e-mail da sua loja virtual e colocou produtos no carrinho e os abandonou? Vai receber um e-mail com link direto para a compra, chamando para essa ação. Ao fazer a compra, para não esquecer de pagar o boleto, recebe por SMS ou whatsapp, lembretes sobre o vencimento.
Você não precisa pagar uma plataforma para cada um desses serviços e depois contabilizar os dados separadamente. Uma plataforma completa de marketing para e-commerce disponibiliza. E todos esses dados ficam armazenados para estudos em tempo real. E é isso que a Enviou faz. Sua loja virtual pode escolher as ferramentas separadas, de acordo com o momento do seu negócio, mas também, utilizá-las ao mesmo tempo, de forma integrada e automatizada.
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