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Tecnologia | 24 de março de 2018
O que é recuperação de carrinhos?

O abandono de carrinhos de lojas virtuais é um problema que atinge os mais variados e-commerces de todos os segmentos. É comum que o cliente goste de um ou outro produto, coloque-o no carrinho e desista do processo de compra na etapa final, antes de finalizar o pagamento. Vamos ver por que isso acontece e como fazer para reverter este processo.

 

Quais os motivos do abandono de carrinhos?

São vários os motivos que levam o usuário a deixar a página de compra - entre eles está o preço, frete, formulário de cadastro muito extenso, demora entre a compra e o prazo de entrega, poucas opções de pagamento, e etc. É claro que existem outros motivos que não cabem descrever aqui, porém com uma estratégia de e-mail marketing eficiente é bem possível reverter alguns números. Estudos comprovam que é possível recuperar até 5% das vendas abandonadas com o envio de e-mail marketing nos primeiros 20 minutos após a desistência.

Recuperação de carrinhos

Essa é uma das melhores formas de trazer de volta o seu cliente ao processo de compra, sem que ele se sinta invadido com isso. No Enviou, quando o usuário entra na loja,  adiciona um produto e vai para o checkout, já é acionado o monitoramento em tempo real da ferramenta, onde ela identifica quem está em processo de compra e quando ela sai da página sem finalizar o pedido. Minutos depois ela recebe um e-mail com a primeira tentativa de recuperação.

Abordagem

A linguagem do e-mail que tem mostrado mais eficiente é em tom pessoal, vinda do diretor o CEO da empresa, com o objetivo de entender o porquê da desistência. Essa abordagem tem aumentado em até 2% as taxas de conversão comparado aos modelos de newsletters convencionais.

Trocando em números

No período de 01 de janeiro de 2017 até 31 de dezembro 2017, o volume de carrinhos abandonados em 22.000 lojas monitoradas pelo Enviou ultrapassou o valor de 500 milhões de reais. Essa ferramenta é essencial para recuperar as vendas que acabam por se perder no caminho, e principalmente para identificar as razões que levam o usuário a deixar sua página de compra. Um bom exemplo disso é a loja Lookstore, que ao utilizar o recurso, teve um aumento de 5% das vendas no último mês.

 

Existem vários motivos que levam o usuário a abandonar uma página de compra, e o que deve ser feito é identificar as falhas, acertar todas elas e utilizar uma abordagem eficiente, como faz o Enviou com o recurso da recuperação de carrinhos.

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