24 de mar de 2018

Os 4 erros mais comuns na hora de criar sua campanha de e-mail marketing

Os 4 erros mais comuns na hora de criar sua campanha de e-mail marketing

Os 4 erros mais comuns na hora de criar sua campanha de e-mail marketing


Trabalhar com estratégias de e-mail marketing não é tarefa difícil. Mas na hora de criar sua campanha alguns pontos importantes precisam de uma atenção especial. Para ajudar você a desenvolver uma campanha eficaz, falaremos neste post sobre os principais erros cometidos e como não cometê-los.

1- Conteúdo sem valor


De nada adianta disparar vários e-mails sem ter objetivo. Você precisa planejar seu e-mail para que ele seja assertivo e traga bons resultados. Para tanto, faça um planejamento de envio e estabeleça categorias para o seu disparo. Deixe claro o seu objetivo: qual é? Vendas? Então você pode focar em campanhas com envio de produtos, por exemplo.
Faça um disparo com a coleção da estação, crie uma campanha com promoções da semana e lembre-se de trabalhar de forma personalizada para cada envio. No exemplo citado, para o disparo com a coleção da estação, não adianta você selecionar uma bota se estamos falando do verão, ou até mesmo selecionar um vestido preto se o conteúdo do e-mail são de looks para o ano-novo, deu para entender?


Sendo assim, durante o planejamento de envios, defina temas para as campanhas, escolha de forma assertivas os produtos para seu e-mail e capriche no banner para deixá-lo atrativo.
Outro detalhe importante: o assunto e o conteúdo do e-mail (banner e produtos) precisam estar em sintonia. Se o tema é Natal, dê essa identificação logo de cara com o assunto do e-mail, crie um banner específico para essa ação e selecione os produtos que tenham relação com a data.


Quando falamos de banner, devemos lembrar que criar uma identidade visual para sua marca é fundamental para que ela seja lembrada pelo consumidor. Crie um manual de identidade, trabalhe sempre com as mesmas cores e fontes, dê uma personalidade para seu negócio.


E, acima de tudo, mantenha seu cliente engajado: não trabalhe apenas com envio de produtos, crie conteúdos para seu cliente a fim de agregar valor e não apenas vendas. Se seu negócio é de moda, faça uma campanha com dicas da estação, deixe o link direcionado para o blog da sua loja e aproveite a oportunidade para oferecer alguns itens da sua loja que tenham relação com o assunto abordado. E nunca esqueça: foque na qualidade e não na quantidade.

2- Frequência no envio 


No seu planejamento você deve definir com quantos e-mails vai trabalhar semanalmente. Lembrando que o envio excessivo de e-mails pode causar incômodo ao cliente, que pode se descadastrar por esse motivo.

Se você quer fazer envios todos os dias, trabalhe com bases diferentes e alterne os disparos.
Por outro lado, a ideia é criar um relacionamento com o consumidor, certo? Por isso enviar poucos e-mails faz com que sua marca não seja lembrada. Não peque por excesso ou escassez, trabalhe com envios moderados.

3- Assunto longo e sem atração


Vamos pensar no seguinte: imagine quantos e-mails seu cliente recebe por dia, quantas empresas desesperadas para vender disparam loucamente diversos e-mails. Por isso, você precisa caprichar no assunto. O assunto é o primeiro contato que o usuário vai ter com o e-mail, e ele é decisivo para determinar se aquele e-mail será aberto ou não.
Evite assunto muito longo, seja claro e objetivo.

Procure assuntos que despertem o interesse do usuário e induzam à abertura do e-mail. Uma prática que está sendo muito usada pelo mercado é o uso de emoticon nos assuntos. Eles criam vida para seu e-mail e o deixam mais receptivo.

4- Excesso na quantidade de imagens e produtos


Não adianta você querer que seu cliente passe 30 minutos vendo todo o conteúdo da sua campanha, pois certamente ele vai chegar na metade e acabar abandonando o seu e-mail. Assim, você não terá conversão.

Por isso, escolha as melhores imagens, separe os melhores produtos do seu site e use de 8 a 12 produtos por campanha.
Seguindo nossas dicas, você consegue criar uma campanha de qualidade, com resultado positivo.  Agora, você pode colocar essas ideias em prática e aumentar suas vendas com envio das campanhas.

Ainda não tem um plano com a gente ou quer fazer um upgrade no seu plano? Entre em contato com nossa equipe comercial pelo e-mail atendimento@enviou.com.br ou pelo telefone (11) 2885-0805.

Agradecemos pela leitura, até a próxima e boas vendas!