27 de fev de 2019

Sua loja já se preparou para Dia Internacional da Mulher?

Sua loja já se preparou para Dia Internacional da Mulher?

A pergunta é clara e direta, como vem sendo o posicionamento das mulheres ao longo das últimas décadas. Cada vez mais, elas assumem papel de protagonistas na vida familiar e nos negócios, ao invés de meras coadjuvantes. E o mesmo acontece no e-commerce.

No Brasil, 51,6% dos consumidores online são mulheres.  E, embora o ticket médio das consumidoras ainda seja menor do que o dos consumidores, elas já fazem compras com mais frequência (67%) do que os homens (65%). E o melhor: tendem a ser mais fiéis às marcas que gostam.

Considerar o Dia Internacional da Mulher na suas campanhas de e-mail marketing é quase que garantia de incremento nas vendas, desde que observadas algumas condições, como:
-    Segmentação inequívoca do seu público: cuidado para não mandar e-mails focados nas mulheres para os marmanjos;
-    Adequação da mensagem ao perfil do público: além de tratar o público feminino de maneira específica, com uma abordagem e conteúdo aderente a esse perfil, também aproveite para comunicar-se com os homens, sugerindo presentes para suas respectivas colegas, esposas ou namoradas. Se o dia é delas, presenteá-las é garantia de alguns pontos a mais na conta do seu relacionamento;
-    Coerência: se a sua loja pretende destacar que respeita e apoia o ‘empoderamento’ feminino, cuidado para não tomar atitudes contraditórias. Inclusive em chamadas e abordagens engraçadinhas que podem ser consideradas ofensivas ou de mau gosto;
-    Fidelização: se as mulheres tendem a ser consumidoras mais fiéis do que os homens, que tal pensar em um programa de relacionamento que reforce esse comportamento e aumente o engajamento das suas clientes com sua marca?
-    Promoção: quem não gosta? E as mulheres mais ainda. Use e abuse de uma promoção exclusiva para mulheres no seu dia/semana/mês. Mas, entregue o que está prometendo. Ou seja: prepare ofertas que sejam, de fato, diferenciadas para elas em relação às que sua loja pratica fora das datas comemorativas;
-    Imagens: mulheres são muito visuais. Gostam de pesquisar detalhes dos produtos, pesquisar, ter opções de escolha. Sua newsletter de ofertas destinadas ao público feminino deve fazer o papel de uma bela vitrine.

Para encerrar, vale lembrar que, além de e-mail marketing, você também pode contar com as ferramentas de recuperação de carrinho abandonado e cobrança de boleto do Enviou. Elas contribuem muito para o aumento de vendas e receita do seu e-commerce.

 

Rodrigo de Almeida
Sócio & Diretor