Em 2022, ano de mais uma edição da Copa do Mundo, a retomada do aquecimento das vendas pós-pandemia são promissoras. De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday este ano deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico.
Depois de tanto sufoco passado em dois anos seguidos de pandemia da Covid-19, sua loja virtual tem agora as chances de retomada e faturar alto.
Para isso, utilizar as ferramentas certas é fundamental para agregar mais valor e fechar aquela venda que será benéfica para você e também para o cliente.
Confira com a Enviou, tudo o que um e-mail marketing precisa para garantir que aquele produto tão desejado tenha a compra finalizada e aumente o faturamento do seu e-commerce.
Guia de e-mail marketing para bater as metas de vendas na Black Friday 2022
1 - Avise que sua loja participará na Black Friday 2022
O cliente não tem como deduzir que sua loja virtual estará com descontos especiais durante o evento ou até mesmo durante todo o mês de novembro, como muitos fazem. Notifique sua base, crie expectativa, gere interesse.
Informe quais departamentos estarão com desconto e qual a porcentagem prevista em cima do preço atual.
2 - Capriche no conteúdo
Tem dificuldade em produzir textos comerciais com foco em vendas? Pare de se preocupar! A Enviou, conjunto de ferramentas próprias para aumentar as vendas de lojas virtuais que ajuda milhares de e-commerces a vender mais, tem modelos prontos para você disparar sempre que quiser.
Mas não abuse! A frequência é boa, mas evita disparar mais de um e-mail por dia. Sobre os melhores horários, faça testes e acompanhe a taxa de abertura das primeiras mensagens que devem ser enviadas em dias da semana e horários diferentes. Dessa forma, a partir do relatório a Enviou produz automaticamente, a partir dos disparos você terá condições de mensurar quais foram os dias e horários com mais taxas de abertura e focar em um planejamento com o maior resultado possível.
3 - Destaque seus produtos e serviços
A pesquisa da ABComm indica que os itens mais procurados na Black Friday são dos setores de telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde.
Destaque os produtos mais comprados nos últimos meses, com chamadas e links diretos para esses produtos. Capriche nas fotos e na descrição. Não omita nenhuma informação que considere importante e que possivelmente impeça que aquela compra seja efetivada.
4 - Ajude o cliente a tomar a decisão de compra
Em meio a tantas ofertas tentadoras, o cliente pode deixar o produto no carrinho e abandonar a compra. Ainda mais com tantas distrações que temos hoje em dia. Para reforçar que aquele produto está disponível e que ele não pode perder aquela oferta que só sua loja virtual oferece, implemente a ferramenta de recuperação de carrinhos abandonados.
Esse possível cliente recebe notificações via e-mail e WhatsApp lembrando sobre o produto, fazendo com que ele retome o processo de compra. E se quiser ser mais audacioso, ofereça um cupom de desconto a mais, frete grátis ou até mesmo cashback. O importante é aproveitar a sinalização de interesse daquele produto e não deixar escapar essa venda.
A ferramenta de recuperação de carrinho abandonado faz parte da Enviou e envia até cinco tentativas de e-mail personalizados para trazer de volta o visitante que abandonou algum carrinho de sua loja virtual.
O processo é todo automático e sua tarefa será apenas analisar o relatório que acusa quais foram os itens mais abandonados por períodos para estudar as causas e realizar conversões em cima desses dados.
Saiba mais no link: 5 dicas para recuperar e converter a venda
5 - Finalize com um contato de fácil acesso
Um canal de WhatsApp que funcione bem e seja rápido. Muitas vezes, a falta de atendimento pode causar a desistência daquela compra. Por mais informações completas que o produto tenha na descrição, dúvidas podem surgir, principalmente, se você atua no setor de vestuário, como tabela de tamanho que é bem variável entre as confecções.
Caso opte por atendimento via e-mail, deixe-o aberto e a cargo de uma pessoa que tenha domínio dos produtos que estarão na sua Black Friday 2022.
Não perca a oportunidade e saiba na prática ainda em 2022 como é ter ferramentas automáticas que aumentam as vendas da sua loja virtual. Acesse o site da Enviou, crie sua conta clicando aqui ou agende sua demonstração GRÁTIS: comercial@enviou.com.br