22 de out de 2023

5 erros mais cometidos por lojistas na Black Friday 2023

 5 erros mais cometidos por lojistas na Black Friday 2023

Com a proximidade da Black Friday, alguns lojistas ficam indecisos se aderem ou não ao evento, por não ter alcançado resultados expressivos nos anos anteriores. Por ser um momento muito esperado pelos consumidores, pode ser que a sua loja virtual tenha cometido alguns erros, por isso, você pode não ter conquistado as metas esperadas para a época do ano. 

A equipe da Enviou levantou alguns erros que, à primeira vista parecem simples, mas impactam diretamente o lucro esperado para o mês de novembro. Como nosso objetivo é que você alavanque suas vendas e amplie cada vez mais seu negócio, pontuamos, com as soluções, o que você deve parar de fazer para bater as metas de Black Friday da sua loja virtual

 

 5 erros mais cometidos por lojistas na Black Friday 

1- Aderir o evento, mas não aplicar descontos consideráveis 

2- Não comunicar sobre as ofertas para o público 

3 - Não ter estratégias de vendas 

4 - Estoque insuficiente para atender as demandas 

5 - Falta de preparo tecnológico e de no suporte 

 

Entenda os detalhes de cada uma delas: 

 

1 - Aderir o evento, mas não aplicar descontos consideráveis  

O cliente fidelizado acompanha sempre o site. Quem tem o hábito de consumo na Black Friday faz pesquisa antes e durante esse dia na mesma loja virtual para comparar se vale realmente comprar nessa época no seu e-commerce ou até mesmo com o concorrente. Se os descontos não forem relevantes, o abandono do site é certo. 

Por isso, aplique descontos e benefícios que realmente façam a diferença na vida dos seus clientes. Se esses preços puderem ser inéditos, melhor ainda. O público ano que vem irá esperar ansiosamente para fazer a festa no seu site. 

 

2 - Não comunicar sobre as ofertas para o público 

Trabalhar a antecipação é uma ótima estratégia para a Black Friday. Atualmente, muitas lojas virtuais aderem ao evento durante todo o mês de novembro, oferecendo diversos benefícios, além do desconto. Um mês antes, em outubro, o anúncio da concessão dessas ofertas poderá ser anunciado por e-mail e também com banners personalizados no site. 

Você não precisa ter uma equipe de marketing para efetivar o e-mail como ferramenta de comunicação com seu público. Uma das facilidades é a Enviou, que faz tudo isso para você, desde oferecer modelos prontos, com temáticas específicas para comércio eletrônico, até enviar lembretes de carrinho abandonado para a pessoa que esqueceu de concluir uma compra na sua loja virtual. 

Por meio de uma plataforma com acesso simples e intuitivo, você comunica diretamente seus clientes e quem mais fizer parte da sua base de leads, não só com anúncios de antecipação, mas também durante a Black, com links diretos para produtos e informes sobre promoções como frete grátis, acúmulo de desconto por mais de compra, entre outros. 

Com planos personalizados, de acordo com o número de clientes da sua base, a Enviou auxilia no aumento da conversão das suas vendas, melhorando o seu fluxo de caixa. Clique aqui e saiba mais. 

 

3 - Não ter estratégias de vendas 

Não adianta ter uma estratégia de comunicação e marketing muito bem planejada, se as vendas não estiverem desenhadas a ponto de atender toda a demanda. O lojista precisa colocar em prática um plano do que estará à venda, por quanto tempo e a porcentagem de desconto. O cálculo da margem de lucro é fundamental, afinal, não importa apenas vender, é preciso ganhar em cima da estratégia, a partir de cada produto vendido. 

 

4 -  Estoque insuficiente para atender as demandas 

Antes de fazer barulho e colocar em prática campanhas de marketing, contabilize se o seu estoque tem capacidade de atender a demanda. Nada pior do que colocar em prática uma ação, avisar os clientes e na hora da compra, o item tão desejado não entrar no carrinho porque estava esgotado. Nada de criar expectativa, se a loja não tem condições de garantir os efeitos do barulho que irá fazer. 

Reforce os estoques dos produtos que, historicamente, são os mais vendidos do site em todos os meses do ano, ainda mais quando tem promoção. Dessa forma, os clientes ficarão satisfeitos, as chances de retenção são maiores e o sentimento de frustração ficará longe da sua loja. 

 

5 -  Falta de preparo tecnológico e de no suporte 

Não basta ter estoque suficiente e um plano de comunicação assertivo, se a parte técnica está despreparada. Faça testes para checar se o seu site suporta um número de acessos acima da média diária. Caso contrário, a página poderá cair, deixando os clientes na mão, justamente na hora de finalizar a compra. 

As chances deles fazerem uma busca rápida no Google e encontrarem uma loja equivalente a sua é grande. Por isso, reforce sempre a parte técnica do seu site

Outro ponto super relevante é o suporte ao cliente. Dependendo do segmento em que a loja atua, é possível que os consumidores fiquem em dúvida sobre o produto. Por exemplo, na área da moda, os tamanhos nem sempre são padronizados e é muito comum a busca do suporte para explicações extras sobre as medidas. O ramo de maquiagem também, com perguntas recorrentes sobre cores, de acordo com o tom de pele da pessoa que irá usar determinado cosmético. 

 

Tenha sempre um time preparado, com as respostas das perguntas mais frequentes na ponta da língua e com um tempo de espera mínimo para que a pessoa não desista da compra. Demonstrar segurança é um dos princípios que geram fidelização para a sua marca. 

Quer saber mais sobre como potencializar suas vendas na Black Friday? Continue com a Enviou: