Quando é a Black Friday?
Em 2022, a Black Friday será dia 25 de novembro. A data marca o início da temporada das famosas compras de fim de ano até o Natal e Ano Novo.
O evento começou nos Estados Unidos, mas devido ao sucesso de vendas, se expandiu para outros países e foi adotado não apenas por grandes redes de comércio, mas também por pequenos lojistas e e-commerces que enxergam a data como uma grande oportunidade de vendas.
Ainda este ano, temos outro evento que promete impulsionar as vendas, principalmente por mexer literalmente com a emoção do brasileiro: a Copa do Mundo. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o maior evento esportivo do planeta estima um total de R$ 165 bilhões em vendas.
Ou seja, motivos para participar da Black Friday você tem, agora você precisa começar a se organizar o quanto antes para sair ganhando!
Como planejar as vendas para a Black Friday!
1 - Trabalhe com antecipação
2 - Aplique realmente descontos vantajosos
3 - Adote ferramentas práticas para venda online
Confira os detalhes de cada uma delas:
1- Trabalhe com antecipação
Não deixe para última hora! Planeje e faça um catálogo de todos os produtos do seu e-commerce que entrará em desconto.
Mesmo antes de ter os preços e porcentagens definidos, já comece a sinalizar para a sua audiência e clientes que estão preparando uma condições especiais.
Muitas lojas começam a aplicar cupons promocionais já em setembro como um esquenta para a data. Dessa forma, garante vendas ainda neste período e conquista mais cadastros para disparo de ofertas focadas na Black Friday.
Um meio muito utilizado e com bom resultado é o e-mail marketing. Mesmo se você não for experiente nesse tipo de tecnologia, consegue aderir esse meio de comunicação, pois já existe uma conjunto de ferramentas focadas em marketing para e-commerce com o objetivo de aumentar as vendas.
Com a ferramenta de e-mail marketing para e-commerces criada pela Enviou, o lojista tem acesso a centenas de modelos de e-mails prontos, não apenas textos, mas imagens e até HTML. Basta personalizar de acordo com seu segmento, produto, importa sua lista de clientes e até mesmo aqueles que se cadastraram e nunca fecharam uma compra e programar os disparos.
Você consegue acompanhar os resultados com apenas um clique, sabendo quantas pessoas abriram o e-mail, clicaram nos links disponíveis e até o quanto você lucrou com aquela mensagem.
Se a loja virtual planejar um calendário bem estipulado e com disparos de e-mails frequentes, as chances de conversão são maiores, além da fidelização por você sempre lembrar aquela pessoa sobre seu produto e ainda facilitar a vida, já que a lembrança sobre a necessidade do produto surge de forma sutil, por uma mensagem direta por e-mail.
2 - Aplique realmente descontos vantajosos
Para que sua Black Friday não seja considerada uma Black Fraude pelos clientes, como muitos consumidores taxam o evento, seja bem sincero e aplique os descontos a ponto da clientela se sentir prestigiada e realmente em vantagem.
Infelizmente, essa ideia se perpetuou nos últimos anos devido a alguns comércios não alterarem o preço final cobrado e mesmo assim divulgam como se estivessem em promoção. Outros ainda, aumentam os preços nas semanas pré Black Friday e no dia do evento, voltam para o preço de tabela, sem agregar nenhum desconto.
Não seja esse tipo de lojista! Atue com práticas de respeito ao consumidor, evite autuações do PROCON e demais órgãos reguladores.
3 - Adote ferramentas para vendas online
Além do e-mail marketing, existem outras ferramentas disponíveis para seu e-commerce converter mais vendas. Se você tem problemas com carrinho abandonado, por exemplo, a Enviou também te ajuda nesse quesito.
Lembrar o cliente que aquele produto ficou ali abandonado no carrinho por e-mail, SMS e até WhatsApp é um reforço que converte até 20% em vendas que estariam perdidas e ainda, uma forma não invasiva, diferente de uma ligação que pode interromper uma atividade importante daquela pessoa.
A plataforma permite que você saiba quais são os produtos mais abandonados do seu site para que você prepare uma estratégia em cima deles e até estude o porquê desse abandono para evitá-lo ao máximo.
Agora, se a pessoa chegou até seu site, colocou o produto no carrinho, fechou a compra, mas esqueceu de pagar o boleto, o que é um problema recorrente em todas as lojas virtuais, independentemente do tamanho, é possível fazer uma conversão de pagamento de até 15% desses boletos esquecidos.
A Enviou faz isso de forma automatizada, enviando lembretes para aqueles clientes cujos boletos venceram e não tiveram o pagamento reconhecido.
Se você ainda não conhece, a Enviou é um conjunto de ferramentas focadas em conversão para e-commerce. O uso prático possibilita a comunicação com os clientes em poucos cliques, tudo de forma personalizada, com a cara do seu negócio.
A integração com mais de 40 plataformas de e-commerce permite a atualização de dados automaticamente, sem necessidade de exportação frequente de dados, o que agiliza tempo e faz com que novos clientes recebam os e-mails disparados e tenham acesso às demais ferramentas disponíveis.
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