2 de fev de 2024

O que é retargeting e como implementar em lojas virtuais

O que é retargeting e como implementar em lojas virtuais

Monitorar clientes que entram no site e não efetuam nenhuma compra é a realidade de milhões de lojas virtuais espalhadas no Brasil e no mundo. Essa simples ação causa impacto econômico gigantesco e provoca muitas dúvidas, muitas vezes, sem respostas. 

O que parece muito simples aos olhos do consumidor, a partir de uma navegação que é abandonada ou uma compra que deixa de ser concluída, para os lojistas virtuais, levanta uma série de estratégias para resgatar esse consumidor e evitar, cada vez mais, que esse abandono aconteça. E entre essas estratégias, está o retargeting. 

O que é retargeting 

Retargeting é uma ação para atrair o público que entra em uma loja virtual, mas não executa nenhuma ação de compra, por meio de anúncios direcionados a ele. Ou seja, o consumidor visita o e-commerce, navega pelas páginas, mas não efetiva a operação, então, passa a receber mensagens e comunicação em diversos formatos e de forma personalizada, direcionando-o para os produtos acessados. 

Hoje, manter e reter a atenção do consumidor em um site ou até mesmo em uma única página a ponto de efetivar a compra é uma missão desafiadora. Em primeiro lugar, as lojas virtuais competem por essa atenção com diversas outras notificações que chegam para as pessoas o tempo todo - whatsapp, e-mails, mídias sociais. Em segundo lugar, diferentemente de lojas físicas, onde os consumidores precisam se deslocar para fazer uma pesquisa antes de realizar a compra, o abandono de navegação de um e-commerce é muito mais fácil. 

Por esses motivos, os times de marketing e CRM precisam estar mais integrados e engajados e serem até ousados nas estratégias implementadas para que as metas de vendas sejam batidas, a partir de cada compra efetuada ao longo do mês. 

 

Como fazer retargeting

Uma das formas com mais resultados no retargeting é a automatizada. Milhares de lojas virtuais utilizam plataformas de marketing que fazem todo esse resgate de consumidores que não efetuaram a compra com apoio da tecnologia. Afinal, se estamos tratando de e-commerce, nada mais adequado que adotá-la para facilitar o processo e ter um resultado com números expressivos de venda, a partir dessa recuperação de clientes. 

Até porque, quando se trata de retargeting, é impossível executá-lo sem ferramentas adequadas e próprias para essa função. E quanto mais completa a plataforma for, mais vendas a loja virtual faz, a partir de ações integradas, como envio de comunicações em diversas frentes para as pessoas que abandonaram a navegação. 

 

Não seja apenas mais um e-commerce, faça diferente! 

Hoje, empreender na internet é muito menos complexo que anos atrás. Existem diversas plataformas que atuam como marketplace, sem contar com as que oferecem modelos de sites já prontos, o que facilita muito para aqueles que não tem domínio de programação e design gráfico. 

Porém, muito mais que ter bons produtos e um site com facilidade de navegação, é preciso fazer um marketing muito bem planejado e que seja um aliado das vendas. 

A Enviou, plataforma de ferramentas de marketing, oferece todas as ações que uma loja virtual precisa para fazer retargeting e manter uma comunicação ativa com a base ativa de clientes. Ao detectar que um cliente visitou o e-commerce e não efetuou a compra, ele passa a receber mensagens por diversas vias como e-mail, whatsapp e SMS

Por onde o consumidor receberá a mensagem varia de acordo com o público-alvo de cada e-commerce, mas é possível elaborar um plano de utilização de todas essas ferramentas. Todas elas juntas, proporcionam aumento de 35% da taxa de conversão. Uma das ferramentas mais efetivas e que proporciona a recuperação de carrinho abandonado. A partir da identificação do e-mail do usuário, o comportamento de navegação começa a ser monitorado. Ao deixar o site sem nenhuma compra, o envio de e-mails notificando os produtos no carrinho começa a ser feito, com até cinco mensagens diferentes enviadas, em períodos estratégicos. Ao receber esse conteúdo, retorna a navegação e finaliza a compra. 

E como já citamos, tudo isso é feito de forma automatizada, sem necessidade de produção de e-mails ou SMS, muito menos disparos individuais para os usuários. Isso porque a Enviou possui um sistema de inteligência que executa tudo isso enquanto você dedica seu tempo para outras demandas que sua loja virtual exige. 

Caso você não tenha familiaridade com a tecnologia, fique tranquilo. Mesmo a plataforma sendo intuitiva e muito prática, você conta com nosso time de especialistas para que possa ter o maior retorno possível desde o início. Quer saber como funciona na prática? Agende uma experiência agora, chamando nosso time pelo chat, disponível no canto direito da sua tela e seja um dos milhares de clientes da Enviou que tem uma taxa de conversão de 35% logo nas primeiras semanas de uso.