Não basta comprar um domínio, cadastrar os produtos e esperar a mágica acontecer. Em meio a tantas opções, você não pode medir esforços para comprovar aos seus clientes que seus produtos são diferenciais, além da experiência de compra e entrega.
Confira as estratégias que mais convertem as vendas em lojas virtuais indicadas pela Enviou.
Estratégias para aumentar a conversão na loja virtual
1 - Crie bom relacionamento com sua base de clientes;
2 - Capriche nas fotos originais dos produtos;
3 - Tenha sempre boas avaliações de compra;
4 - Utilize ferramentas para comunicar promoções;
5 - Entregue uma experiência de compra e entrega diferenciadas
Entenda nas próximas linhas os detalhes de cada uma delas:
1 - Crie bom relacionamento com sua base de clientes
A sua loja virtual mantém relacionamento com os clientes ou após a entrega do produto eles nunca mais recebem nada mais?
Ao captar os dados do cliente, sempre de acordo com a LGPD, você pode construir uma boa relação para ambos os lados. Mais que enviar um e-mail sobre como foi a satisfação não só em relação a compra e sobre o produto, você pode avaliar como foi o atendimento. Essa é uma métrica essencial para a fidelização dos clientes.
2 - Capriche nas fotos originais dos produtos
Os humanos são seres visuais. E na era digital, essa característica está mais forte do que nunca. Agora que você tem essa informação, capriche nas fotos dos seus produtos. Atente-se na luz do ambiente, foco, ângulo e nos mínimos detalhes que farão a diferença no momento de tomada de decisão para que aquele produto seja inserido no carrinho.
É essencial que as imagens inseridas não deixem dúvidas sobre a qualidade do produto. Como a variação de cores depende do aparelho que o consumidor tem, é importante deixar uma observação a respeito, por exemplo, a cor do produto pode variar de acordo com a luz e brilho da tela.
3 - Tenha sempre boas avaliações de compra
Como hoje o consumidor tem mais poder de escolha quando comparado com a década passada. Entre os vários critérios para realizar uma compra em uma loja virtual estão as avaliações de vendas passadas.
Sabe aqueles comentários e as estrelinhas que dão uma nota sobre venda, produto, entrega? Pode parecer uma simples informação, mas são fatores determinantes para que aquela pessoa que percorreu o caminho mais difícil (encontrar sua loja, clicar no link do produto e seguir para o carrinho) clique no botão de compra.
Outro fator relevante é que quando uma compra é mal avaliada, você tem condições de entender o que aconteceu e mais que reverter a situação, é possível elaborar estratégias para evitar que o mesmo erro aconteça novamente.
4 - Utilize ferramentas para comunicar promoções
A comunicação com os clientes deve ser prioridade. Informar sobre as promoções, produtos relacionados a datas comemorativas, cupom de desconto exclusivo, lembrete de cashback, novidades no catálogo, entre outros é uma forma de sempre lembrar a sua base de clientes que a sua loja virtual está ali sempre que precisar e com vantagens sobre as demais.
O ideal é ter um calendário e trabalhar de forma antecipada e não deixar para enviar mensagens em cima de hora.
Uma das principais ferramentas de conversão para lojas virtuais é o e-mail marketing. Sendo uma mensagem direta, com links diretos para o site ou até produto, o cliente recebe as ofertas do dia sem a necessidade de pesquisar no site.
Grandes empresas como a Amazon, por exemplo, enviam e-mails todos os dias para os clientes, de acordo com o histórico das últimas compras para aumentar a taxa de conversão.
Você não precisa contratar uma empresa para desenvolver códigos de html e outra apenas para disparo desses e-mails. A Enviou já tem tudo pronto, inclusive, com dezenas de temas disponíveis para sua escolha, além de textos prontos que podem ser editados e com espaços para imagens e links diretos para produtos.
Para que começar algo do zero se você está à sua disposição tudo pronto? Basta cadastrar uma única vez a sua base de clientes que, por ser integrada com as principais plataformas, a cada novo cadastro, é atualizado automaticamente.
Além de disparar e-mails sempre que desejar, você pode deixar agendadas mensagens e até personalizar de acordo com o grupo de clientes.
Outra vantagem de utilizar a Enviou é ter relatórios automáticos sobre índice de abertura por e-mail, assim como taxa de cliques, que indica a adesão de cada link e até as vendas.
Você pode experimentar tudo isso agora mesmo ao solicitar uma demonstração grátis pelo e-mail comercial@enviou.com.br ou ir direto para o ataque e criar uma conta no link:
5 - Entregue uma experiência de compra e entrega diferenciadas
Não basta ficar satisfeito e focar apenas na compra. Criar uma experiência de entrega diferenciada aumenta a retenção daquele cliente e ainda faz com que ele fale bem de você. Já pensou um post com uma boa recomendação de como foi a experiência por livre e espontânea vontade do cliente?
Esse tipo de atitude acontece e é muito comum nos tempos atuais. E ela pode ser para o bem ou para o mal, gerando uma crise de imagem que pode colocar todo o seu negócio a perder. E para que isso não aconteça, dê um pulo na expedição e verifique:
Como as caixas estão sendo despachadas;
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As embalagens estão adequadas e bem etiquetadas;
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Se o prazo de entrega está sendo cumprido, independentemente da empresa responsável pela logística;
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Já pensou em inserir uma essência exclusiva para que sempre que a caixa for aberta, o cliente ter uma experiência sensorial única?
São ações que quando inseridas em um único contexto promovem uma maior taxa de conversão e retenção e aumentam o lucro da empresa.
Sobre a Enviou
Muito mais que e-mail marketing, a Enviou é um conjunto de ferramentas que ajudam as empresas que atuam com comércio eletrônico a vender mais.
Por meio da plataforma, você consegue também recuperar carrinhos abandonados e emitir cobrança de boletos para reforçar a data de vencimento e a loja não perder aquela venda!
Acesse nosso site e saiba como utilizar cada uma dessas opções de forma individual ou integrada: https://enviou.com.br/.