6 de nov de 2023

Abandono de navegação: aumente suas vendas na Black Friday

Abandono de navegação: aumente suas vendas na Black Friday

O abandono de navegação acontece por vários motivos. E antes que essa situação aconteça com sua loja virtual, ainda mais nos dias de grande procura e acessos, fique atento às orientações que a Enviou tem para você. 

 

O que é abandono de navegação? 

 

Na área de e-commerce, o abandono de navegação acontece quando o usuário sai da sua loja virtual antes do tempo esperado, principalmente, sem efetivar a tão esperada compra. Outro problema que impacta diretamente no lucro, é quando o consumidor insere itens no carrinho e não finaliza a operação, abandonando a página e deixando os produtos no seu estoque. 

 

Como evitar o abandono de navegação na loja virtual 

Se a taxa de abandono de navegação do seu site estiver alta, analise os seguintes problemas que podem impactar diretamente a finalização das compras pelo clientes:

 

1 - Parte técnica básica não funciona 

A sua loja virtual pode ter um ótimo design e uma boa organização, o que facilita a busca de produtos. Mas se durante a navegação, as páginas não abrem rapidamente, as imagens não carregam ou a para qualquer ação acontece uma demora excessiva, com certeza a pessoa não irá efetivar a compra. 

Imagine o que pode passar na cabeça de um potencial consumidor que busca algo que sua loja virtual vende muito bem pela qualidade e preço, mas ao navegar pelo site com as situações citadas acima fica inseguro e abandona a sua loja virtual por não confiar nos processos a seguir que seriam: pagamento e envio dentro do prazo. 

Tenha em mente que o ativo mais caro do mercado hoje é o tempo. As pessoas não querem perdê-lo, ainda mais em ações que devem ser práticas e rápidas. Por isso, mantenha sempre a parte técnica do seu site sempre em dia. Considere o PageSpeed um aliado e faça sempre comparações com seus concorrentes para ficar sempre na média e sempre que possível, acima deles no mercado online. 

 

2 - Site com navegação difícil 

A pessoa faz uma busca no Google e encontra o tão desejado produto no seu site, em estoque, bom preço e prazo de entrega dentro do esperado. Mas quando clica no link, é direcionado para outra página ou ao efetivar a compra, o botão não aparece. 

Se o básico não está funcionando, porque a pessoa iria continuar com a navegação? Alguns detalhes colocam em dúvida a confiabilidade do e-commerce como um todo. Por isso, faça testes e mais testes para evitar essa situação. 

 

3 - Design nada atrativo 

Por mais funcional que seu site seja, se o design não é agradável aos olhos e demonstra falta de organização, o abandono de navegação é real. Cores agradáveis e que sejam compatíveis com a identidade da sua marca devem ser prioridade, mas também precisam de estratégia para chamar a atenção para o que mais está em destaque no site, como o produto mais vendido, a oferta da vez e todo o diferencial que sua loja tem em relação aos concorrentes. 


De acordo com o estudo E-commerce trends 2023, os motivos que levam uma pessoa comprar online são: 

  • Preço; 

  • Receber o produto em casa; 

  • Campanhas do meio digital

 

Desses três, qual você classifica como o que mais atrai o seu público? Colocamos as campanhas digitais por último, mas é uma das ações mais importantes para a sobrevivência de uma loja virtual e não apenas quando se trata de abandono de navegação, mas também de abandono de carrinho. 

Quando se implementa estratégias de marketing e venda por meio de campanhas, as pessoas que visitam seu site e o abandonam sem executar nenhuma ação, deixam de ser um número expressivo, impactando nas metas de transações. 

 

Para vender cada vez mais e ainda conquistar uma taxa alta de recompra no seu site, algumas ações devem ser tomadas, mas não de forma esporádica. São elas: 

  • Informar, por meio de e-mail marketing, as novidades da sua loja virtual, novos produtos, ofertas e até a utilidade de cada item oferecido; 

  • Enviar alertas via SMS, whatsapp e e-mail para as pessoas que abandonaram o carrinho

  • Emitir cobrança de boleto automática, sem se preocupar com essa tarefa. A partir do momento que o cliente efetua a compra por esse meio de pagamento, começa a receber mensagens perto do vencimento para evitar o esquecimento e pagar o documento, garantindo a compra. 

 

Se você está se perguntando como efetivar todas essas estratégias se tem poucos funcionários, principalmente, por ser um e-commerce, te explicamos agora. A Enviou, a ferramenta de marketing digital mais completa do mercado, faz tudo isso pela sua loja virtual, de forma automática. 

A partir da identificação de cada ação, abandono de carrinho ou compra por boleto, a Enviou passa a emitir comunicação direta com o cliente, para que você saia na frente e garanta aquela venda. 

Todo o processo é simples e prático, sem perda de tempo e melhora a taxa de conversão em 20% ou mais. Faça como os grandes e-commerces e automatize seu marketing! 

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