28 de dez de 2022

Como manter minha base de clientes ativa

Como manter minha base de clientes ativa

O fluxo de vendas depende muito do tipo de produto e serviço oferecido, mas é possível manter os clientes e aumentar a sua base com estratégias de comunicação e marketing que irão manter as vendas da sua loja virtual aquecidas o ano todo. Para ter resultados, é necessário implementar estratégias.

E quanto mais antecipadas, melhor e com mais resultados. Estar sempre à frente prepara não apenas seus clientes, mas seu time interno sobre o que vai acontecer semanas ou até meses antes. 

 

Confira algumas estratégias para ter uma base de clientes sempre ativa: 

 

Confira sempre o estoque 

Preparar o estoque para datas e comemorações que aquecem o comércio, como Dia das Mães, por exemplo, evita problemas como falta de produtos. Já pensou em anunciar aquele presente tão especial e quando o cliente fidelizado entra no site não o encontra porque está esgotado? É uma decepção que só o leva a recorrer a outras lojas virtuais. 

No caso de itens mais vendidos e procurados em determinadas épocas, comunicar o nível do estoque é sempre um alerta para o seu público. Enviar e-mails informando que a loja tem apenas 50% do estoque ou que 80% já foi vendido, cria o sentimento de escassez, fazendo com que o senso de urgência daquela compra seja acionado. 

Por isso, ter um calendário muito bem organizado com campanhas e qual tipo de comunicação será emitida aos clientes a cada mês é fundamental. 

 

Estude o histórico do cliente 

Qual o tempo médio de navegação pelo seu site e quais são as páginas mais acessadas? Essa duração corresponde às vendas ou a taxa de abandono é alta? Você precisa ter as respostas dessas perguntas para corrigir e evitar que esse tipo de problema aconteça. Estudar os dados de navegação é mais que uma atividade obrigatória para quem tem loja virtual e quer crescer a cada mês. 

A ferramenta gratuita Google Analytics quebra um super galho e fornece informações preciosas que podem salvar suas vendas. 

 

O produto ficou no carrinho? Lembre esse cliente! 

Com tantas informações sendo emitidas ao mesmo tempo e com interrupções por mensagens instantâneas e notificações das mídias sociais, além das publicidades que chegam a todo momento, pode acontecer da pessoa se distrair no momento da compra e deixar o produto no carrinho com a promessa de retomada de acesso da página. Porém, o abandono é real e acontece mais do que gostaríamos. 

Caso o índice de produto abandonado no carrinho seja expressivo, lembrar o cliente que o produto ainda está disponível aumenta a conversão de vendas e ainda mantém a sua base de leads ativa. 

Você não precisa fazer isso manualmente, até porque dependendo do tamanho da sua loja virtual e índice de vendas, ficaria realmente inviável. Por isso, a Enviou criou uma ferramenta específica para resolver esse problema. 

recuperador de carrinhos da Enviou possibilita o disparo automático de até cinco tentativas de e-mail personalizadas para trazer de volta o visitante que abandonou algum carrinho de sua loja virtual.

E não para por aí. Você ainda tem acesso a relatórios que indicam quais os produtos mais abandonados da sua loja, para reforçar as vendas em cima deles por meio não só de envio de e-mails personalizados, mas de mensagens via SMS e whatsapp. 

Dessa forma, é possível aumentar as suas vendas e aumentar a fidelização por ter lembrado sobre aquele produto que o seu cliente tanto precisa ou quer. Quer melhorar ainda mais o relacionamento? Entre as mensagens, conceda um cupom de desconto. As chances de compra são bem maiores! 

Entre agora em contato com a nossa equipe e entenda como usufruir do recuperador de carrinho abandonado: comercial@enviou.com.br 

 

Tenha um pós-venda diferenciado 

O cliente fechou aquela venda e pronto e acabou? Não! Você só mantém sua base aquecida por meio de um relacionamento muito saudável criado aos poucos. 

  • Essa proximidade pode acontecer aos poucos e de diversas formas;

  • Contato via e-mail ou whatsapp perguntando sobre o atendimento/recebimento do produto;

  • Conteúdo educativo sobre os benefícios dos produtos; 

  • Envio de ofertas exclusivas e cupons de desconto.

 

Assim como o recuperador de carrinho, você pode realizar todos esses contatos de forma automática, via e-mail marketing. Com templates prontos e centenas de modelos para escolha, a Enviou também realiza disponibiliza essa ferramenta que foi desenvolvida exclusivamente para lojas virtuais venderem mais. 

De uso fácil e intuitivo, aumenta a conversão e melhora o relacionamento e comunicação entre e-commerce e base ativa de clientes. 

Entenda mais detalhes: