Hoje, o consumidor tem um poder de escolha totalmente diferente de 10 anos atrás. Em uma busca no Google sobre o item desejado, ele encontra diferentes ofertas, preços, cupom de desconto, prazo de entrega e frete diferentes.
Em grandes eventos mundiais como a Black Friday, no qual a maioria das lojas aderem os descontos diferenciados praticados apenas nesta época do ano, saber se comunicar e antecipar as ofertas aos clientes é um dos pontos chave para ter sucesso nas vendas durante o mês de novembro.
Como comunicar os clientes sobre as ofertas da Black Friday
1 - Estruture o período de desconto
O primeiro passo pode parecer óbvio, mas antes mesmo de aplicar os descontos estipule o período de validade dos mesmos. Será por uma semana? O mês de novembro todo? Apenas a Black Friday mesmo, dia 25 de novembro?
Depois disso, sinalize em todos os seus meios de comunicação e pontos de contato com os clientes: loja virtual, mídias sociais, WhatsApp, com fotos que sinalizem que a loja virtual irá aderir a Black Friday e os dias de desconto.
2 - Destaque os produtos mais vendidos
Para vender mais, destaque os produtos campeões de vendas na sua loja virtual. Fazer uma página exclusiva no site facilita a busca e evita que a navegação seja abandonada.
Informar que aquele produto estará em oferta nos próximos dias, cria o desejo e atração para sua loja virtual. Estar sempre à frente garante as vendas. E sempre confira como seu estoque está, além de fazer testes sobre acesso, se todas as formas de pagamento estão funcionando e se o layout está atrativo.
Por citar em layout, escolha templates chamativos, mas com clareza na informação. Muita informação confunde o usuário e ao invés de comunicar, deixa dúvidas, então, muito cuidado quando estiver planejando não só a home, mas páginas que entrarão em destaque na Black Friday.
3 - Adote ferramentas de marketing que facilitem a comunicação entre a loja virtual e a base de clientes
Feito os dois primeiros tópicos, você precisa comunicar aos principais interessados nas ofertas da Black Friday: seus clientes e a base de leads que sua loja captou durante o ano todo.
Para isso, utilize ferramentas indispensáveis e que tenham bons resultados, como o e-mail marketing, por exemplo.
Esse tipo de mensagem tem alto índice de recebimento, desde que seja feita de forma profissional e com estratégia. Para que o resultado seja satisfatório e aquela informação recebida com sucesso, gerando inclusive acessos direto ao seu e-commerce, utilize sistemas especializados em lojas virtuais como a Enviou.
E-mail marketing para lojas virtuais
A Enviou é um conjunto de ferramentas que facilita a comunicação com os clientes e auxilia as lojas virtuais a venderem ainda mais. Na plataforma, você encontra centenas de modelos de e-mails marketing prontos e com temáticas específicas como Black Friday, além de datas comemorativas.
Basta importar sua base de clientes uma única vez, pois a atualização é automática, a partir de integração com seu site. Ao programar envio de e-mails com frequência, seu público cria um relacionamento com seu negócio, ao saber quais são os novos produtos, como utilizá-los, as vantagens em comparação com outras lojas virtuais.
Ainda, é possível estimular o interesse enviando mensagens para aguçar a curiosidade e criar desejo antes mesmo daqueles descontos estarem vigentes. Se você não se considera uma pessoa criativa, a ponto de escrever mensagens que despertam o interesse de compra, a Enviou também faz isso por você.
Mensagens prontas com foco em conversão de vendas estão disponíveis para a sua escolha. O único trabalho que você terá é personalizar com a sua marca e nome da loja virtual e agendar os disparos.
Você ainda acompanha todos os resultados como taxa de abertura, cliques do e-mail para o site ou para um determinado produto, por meio de um relatório produzido automaticamente e atualizado em tempo real.
Crie sua conta clicando neste link ou envie um e-mail para agendar uma demonstração GRÁTIS: comercial@enviou.com.br.
4 - Anuncie os cupons de desconto
A estratégia de cupons de desconto é diferenciada, até porque todo mundo gosta de sair ganhando. Se mesmo em tempos de Black Friday, sua loja virtual utilizará esse formato atrativo para vender mais e provocar uma fidelização, faça a distribuição com o Meu Dim Dim.
E mais que cupom de desconto, promover e anunciar cashback garante uma maior conversão de vendas e ainda proporciona a retenção daquele cliente para uma nova compra muito em breve, dentro do prazo estipulado para o resgate.
Assim como a Enviou, o Meu Dim Dim realiza todas as ações de forma automatizada, distribuindo os cupons para seus clientes, com notificações e indicando os benefícios.
Cadastre sua loja e conheça o infinito de possibilidades que o cashback e cupons de desconto proporciona para sua loja virtual: https://empresas.meudimdim.com.br/cupons.
5 - Converta os carrinhos abandonados
Aquele produto abandonado no carrinho não pode ficar ali. Comunicar ao seu cliente que a compra não foi efetivada e que ele estará perdendo uma boa oportunidade, faz parte das estratégias de uma loja virtual que tem lucro acima do esperado na Black Friday.
O meio de reverter essa situação é emitir mensagens, lembrando seu público-alvo que aquele item ainda está reservado para ele. E mais que e-mails, você pode fazer isso via whatsapp e também SMS. Já pensou seu cliente recebendo uma mensagem da sua loja, relembrando que o produto está no carrinho com link direto de acesso para o pagamento?
Com tantas distrações hoje em dia, esse tipo de ação chama a atenção e ainda facilita o acesso direto ao produto e pagamento.
Além do e-mail marketing, essa ferramenta também é feita automaticamente pela Enviou, a partir da programação que você estipular. Envie até cinco tentativas de e-mails personalizados e aumente as suas vendas.
Saiba mais como o recuperador de carrinhos abandonados funciona: https://enviou.com.br/ferramenta-de-recuperacao-de-carrinhos.
Todos esses tópicos merecem atenção especial e precisam ser prioridade na loja virtual. Aprimore suas vendas na Black Friday com outros conteúdos da Enviou: